Oito meses depois de as escolas terem interrompido as atividades presenciais por causa da pandemia de Covid-19, os estudantes estão se sentindo mais desmotivados e com dificuldade de organizar os estudos em casa.
Este é o principal achado da quarta onda de uma pesquisa realizada pelo DataFolha, a pedido da Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures. Foram ouvidos 1.021 pais/responsáveis de estudantes de escolas públicas do ensino fundamental e do ensino médio (6 a 18 anos), entre 16 de setembro e 2 de outubro.
Oferta de atividades remotas
A pesquisa mostra que, entre maio e setembro, a porcentagem de alunos que receberam atividades para fazer em casa passou de 74% para 92%.
O aumento do acesso ocorreu em todas as regiões, variando de 97% no Centro-Oeste a 84% no Norte. No Sul, a proporção foi de 96%, no Sudeste 94% e, no Nordeste 87%.
Eficiência das atividades
Para 64% dos pais, as aulas a distância são eficientes no aprendizado do estudante. As taxas são semelhantes nos diferentes níveis: 65% nos anos iniciais do ensino fundamental, 61% nos anos finais do ensino fundamental e 65% no ensino médio.
Desmotivação
O percentual de alunos sem motivação para estudar chegou a 54% contra 46% do levantamento anterior. A dificuldade em se organizar para estudar em casa também aumentou, de 58% para 65%, no mesmo período. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a desmotivação chega a 69%.
O medo de abandonar os estudos está presente para 30% dos estudantes.
Contaminação
A pesquisa mostra também que 54% das pessoas já têm em casa pessoas do grupo de risco para o coronavírus e que 82% não tiveram contato com a Covid-19 - 18% já se contaminaram. Sobre o isolamento social, 44% estão em isolamento flexível.
Queda da renda
A renda familiar diminuiu em 42% e 38% recebem (ou tem alguém em casa que recebe) o Bolsa Família. 59% recebem o auxílio emergencial.