Noticias

Estratégias para ter um bom desempenho no vestibular do ITA

Provas são conteudistas e exigem preparação especial; processo seletivo inclui etapa de inspeção de saúde

| Da Redação

 

A prova do ITA têm ênfase no conteúdo e é considerada uma das mais difíceis pelos vestibulandos

 

A tão esperada prova do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está chegando! A primeira fase acontece no dia 22 de novembro, e a segunda nos dias 8 e 9 de dezembro.  

 

Reconhecido pelo alto grau de complexidade e ampla concorrência, o vestibular é considerado um dos mais difíceis do país.
 


Diferentemente dos vestibulares tradicionais, o ITA é dividido em duas etapas com provas e uma terceira parte de inspeção de saúde (para verificar se o estudante está apto para cursar a grade da instituição.
 


A primeira fase é composta por 70 questões objetivas, sendo 15 de Matemática, 15 de Física, 15 de Química, 15 de Português e 10 de Inglês. Já a segunda fase abrange dois dias de prova. No primeiro, 10 questões de Matemática e Química, e no segundo, 10 questões de Física e Redação. Tanto a primeira quanto a segunda fase demandam alto nível de exigência.  


Confira as dicas do colégio e curso Poliedro:  


Prepare-se para a prova de Inglês e para a Redação  

Na primeira fase, todas as áreas do conhecimento têm o mesmo peso, exceto Inglês, que é um componente eliminatório. O aluno precisa acertar no mínimo 40% da prova para não ser desclassificado, mas o resultado não é contabilizado na média geral.  

 

Já na segunda fase, a Redação tem o mesmo peso das provas dissertativas de Matemática e Física. Assim, alunos que dominam a escrita têm maiores possibilidades de se destacarem no vestibular, afinal, a Redação equivale a 20% da nota total. 

 

Não se engane pela nota de corte  

Na prova do ITA existe uma margem de erro para as questões. A nota de corte da última edição foi aproximadamente 6,5, mas, não se engane! Como as questões são complexas e há grande concorrência, uma nota como essa não significa que seja fácil entrar. É preciso estar preparado para todas as áreas de conhecimento.
 

Prepare-se para a inspeção de saúde  

O ITA conta com uma terceira etapa no vestibular, a de inspeção de saúde. É recomendado que o estudante leia atentamente o edital, que descreve cada procedimento realizado. Mantenha o equilíbrio entre os estudos, a saúde o bem-estar. Busque realizar atividades físicas, tenha uma alimentação balanceada e atente-se aos níveis de estresse. "Normalmente, neste momento, são requisitados exames de sangue, testes ergométricos, entre outros que demonstram a aptidão do jovem para a execução do curso", explica Rodrigo Fulgêncio, diretor de unidades escolares do Poliedro.
 

Leia o edital com atenção e reforce os estudos 

O edital traz todas as informações relevantes sobre o exame: como é a prova, como a nota é calculada, qual é o peso de cada matéria, o prazo de inscrições e o que será cobrado. A recomendação é que leiam atentamente todos os tópicos para criar uma estratégia de reforço nos estudos.  


O estudante deve prestar atenção no formato da prova, no número de questões e no tempo que terá para cada uma. É importante também ficar atento ao formato da redação.