Noticias

Saiba como Filosofia e Sociologia são cobradas no Enem

Professor do curso Poliedro analisa as diferenças entre o Exame Nacional do Ensino Médio e os principais vestibulares

| Da Redação

 

 

Filosofia e sociologia são as provas desta semana no Virando Bixo. Preparado para responder às perguntas? E os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, como andam?  


É aí que entra o Virando Bixo! Se você ainda não está inscrito, faça já seu cadastro AQUI e comece a responder às questões. É grátis e você ainda concorre a prêmios. O vencedor na categoria Vestibulando vai ganhar um computador e o primeiro colocado na categoria Treineiro, um curso de inglês online.  


E para reforçar os estudos de Filosofia e Sociologia, fique atento às dicas do professor Guilherme de Franco, do Curso Poliedro.
 


Entre os 5 tópicos mais recorrentes em Filosofia, estão:  

1.Racionalismo Moderno - 24,3%  

2.Filosofia contemporânea - 24,3%  

3.Escola Sofística, Sócrates e Platão - 8,1%  

4.Aristóteles e Escola Helenística - 8,1%  

5.Filosofia medieval - 8,1%
 

Entre os 5 tópicos mais recorrentes em Sociologia, estão:  

1.Sociologia Contemporânea - 34,4%  

2.Cidadania - 15,6%  

3.O mundo globalizado - 9,4%  

4.Economia e sociedade - 9,4%  

5.Política, poder e estado - 9,4%
 

Como estudar para Filosofia e Sociologia?  

As matérias de Ciências Humanas apresentam conteúdos densos, que exigem memorização. Antes de tudo, é importante prestar atenção nas aulas e fazer resumos de tudo o que for importante. Não deixe de lado datas, nomes e lugares, que podem ser cobrados na prova, para verificar o entendimento e a capacidade de memorização do tema.  

Observe, com calma, o edital da prova e verifique tudo o que pode ser cobrado. Tente relacionar os temas, que, muitas vezes, podem se complementar e dê prioridade à graduação dos conteúdos: dos mais básicos para os mais avançados, assim ficará mais fácil compreender a linha de raciocínio da matéria. Uma dica que pode facilitar bastante a fixação do conteúdo é a criação de pequenos cartões com conceitos ou o que julgar mais difícil de recordar. Faça um esforço para relê-los todos os dias, assim a memória fotográfica pode contribuir na hora da prova.  

O principal é a leitura atenta de cada tema! Não temos como escapar. Revise sempre que puder e busque entender, a fundo, cada tópico. Sempre que encontrar dúvida, pergunte ao professor. Não deixe nada passar!
 

 Como Filosofia é cobrada no Enem?  

A Filosofia cobrada no Enem é muito mais conteudista do que as outras disciplinas. Os alunos precisam ter uma boa noção das ideias principais dos autores e saber que irá se deparar com excertos de obras originais. Claro que a Filosofia propõe uma reflexão crítica, mas, no Enem, aparece em forma de conteúdo. É comum cobrarem tema clássicos, como Platão e Aristóteles, mas o foco maior está na modernidade, com Descartes, Kant, questões éticas, teoria do conhecimento e Filosofia Política.
 

Como a Sociologia pode ajudar a conquistar um bom desempenho no vestibular?  

A Sociologia pode sim assegurar um bom desempenho no vestibular, apoiada, sobretudo, em autores que refletem sobre temas brasileiros, como Florestan Fernandes, Gilberto Freire e Sérgio Buarque de Holanda. A Sociologia Brasileira Clássica é fundamental para entender e articular sobre os problemas do País. Também estão ligados aos temas de redação que o Enem tem trazido. Entender o funcionamento da sociedade, com suas leis e regras, faz com que a gente compreenda a interação entre as instituições e o funcionamento do Brasil. O Enem sempre traz em suas questões a Sociologia refletindo sobre democracia, cidadania, direitos, entre outros temas cidadãos.   

 

Existe diferença do tipo de enunciado do Enem e dos principais vestibulares? (Sociologia e Filosofia)  

A Unesp, por exemplo, traz uma prova mais abrangente. O Enem se preocupa com três temas principais: Filosofia Política, Teoria do Conhecimento e Ética. Apesar de não exigir conhecimento aprofundado, cobra bastante domínio do tema. Outros vestibulares trazem questões mais atuais, sobre autores que comentam uma teoria, por exemplo.  

 Já na Sociologia, o Enem gosta de trazer comentadores ou questões para pensamos sobre problemas mais atuais. Em suma, a Filosofia é mais conteudista no Enem, enquanto a Sociologia é mais reflexiva.