Publicidade

noticias

Saiba como Filosofia e Sociologia são cobradas no Enem

Professor do curso Poliedro analisa as diferenças entre o Exame Nacional do Ensino Médio e os principais vestibulares

| Da Redação -

 

 

Filosofia e sociologia são as provas desta semana no Virando Bixo. Preparado para responder às perguntas? E os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, como andam?  


É aí que entra o Virando Bixo! Se você ainda não está inscrito, faça já seu cadastro AQUI e comece a responder às questões. É grátis e você ainda concorre a prêmios. O vencedor na categoria Vestibulando vai ganhar um computador e o primeiro colocado na categoria Treineiro, um curso de inglês online.  


E para reforçar os estudos de Filosofia e Sociologia, fique atento às dicas do professor Guilherme de Franco, do Curso Poliedro.
 


Entre os 5 tópicos mais recorrentes em Filosofia, estão:  

1. Racionalismo Moderno - 24,3%  

2. Filosofia contemporânea - 24,3%  

3. Escola Sofística, Sócrates e Platão - 8,1%  

4. Aristóteles e Escola Helenística - 8,1%  

5. Filosofia medieval - 8,1%
 

Entre os 5 tópicos mais recorrentes em Sociologia, estão:  

1. Sociologia Contemporânea - 34,4%  

2. Cidadania - 15,6%  

3. O mundo globalizado - 9,4%  

4. Economia e sociedade - 9,4%  

5. Política, poder e estado - 9,4%
 

Como estudar para Filosofia e Sociologia?  

As matérias de Ciências Humanas apresentam conteúdos densos, que exigem memorização. Antes de tudo, é importante prestar atenção nas aulas e fazer resumos de tudo o que for importante. Não deixe de lado datas, nomes e lugares, que podem ser cobrados na prova, para verificar o entendimento e a capacidade de memorização do tema.  

Observe, com calma, o edital da prova e verifique tudo o que pode ser cobrado. Tente relacionar os temas, que, muitas vezes, podem se complementar e dê prioridade à graduação dos conteúdos: dos mais básicos para os mais avançados, assim ficará mais fácil compreender a linha de raciocínio da matéria. Uma dica que pode facilitar bastante a fixação do conteúdo é a criação de pequenos cartões com conceitos ou o que julgar mais difícil de recordar. Faça um esforço para relê-los todos os dias, assim a memória fotográfica pode contribuir na hora da prova.  

O principal é a leitura atenta de cada tema! Não temos como escapar. Revise sempre que puder e busque entender, a fundo, cada tópico. Sempre que encontrar dúvida, pergunte ao professor. Não deixe nada passar!
 

 Como Filosofia é cobrada no Enem?  

A Filosofia cobrada no Enem é muito mais conteudista do que as outras disciplinas. Os alunos precisam ter uma boa noção das ideias principais dos autores e saber que irá se deparar com excertos de obras originais. Claro que a Filosofia propõe uma reflexão crítica, mas, no Enem, aparece em forma de conteúdo. É comum cobrarem tema clássicos, como Platão e Aristóteles, mas o foco maior está na modernidade, com Descartes, Kant, questões éticas, teoria do conhecimento e Filosofia Política.
 

Como a Sociologia pode ajudar a conquistar um bom desempenho no vestibular?  

A Sociologia pode sim assegurar um bom desempenho no vestibular, apoiada, sobretudo, em autores que refletem sobre temas brasileiros, como Florestan Fernandes, Gilberto Freire e Sérgio Buarque de Holanda. A Sociologia Brasileira Clássica é fundamental para entender e articular sobre os problemas do País. Também estão ligados aos temas de redação que o Enem tem trazido. Entender o funcionamento da sociedade, com suas leis e regras, faz com que a gente compreenda a interação entre as instituições e o funcionamento do Brasil. O Enem sempre traz em suas questões a Sociologia refletindo sobre democracia, cidadania, direitos, entre outros temas cidadãos.   

 

Existe diferença do tipo de enunciado do Enem e dos principais vestibulares? (Sociologia e Filosofia)  

A Unesp, por exemplo, traz uma prova mais abrangente. O Enem se preocupa com três temas principais: Filosofia Política, Teoria do Conhecimento e Ética. Apesar de não exigir conhecimento aprofundado, cobra bastante domínio do tema. Outros vestibulares trazem questões mais atuais, sobre autores que comentam uma teoria, por exemplo.  

 Já na Sociologia, o Enem gosta de trazer comentadores ou questões para pensamos sobre problemas mais atuais. Em suma, a Filosofia é mais conteudista no Enem, enquanto a Sociologia é mais reflexiva. 



Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade