Noticias

Quatro recomendações para se dar bem em Física no vestibular

Confira as dicas do Poliedro para fazer a prova da semana do simulado Virando Bixo e reforçar os seus estudos

| Da Redação

 

 

Física é a disciplina da semana no simulado Virando Bixo. Aproveite para responder a prova e reforçar os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.  



E se você ainda não está participando do Virando Bixo, não perca mais tempo e se inscreva já! É só fazer o cadastro gratuitamente AQUI. No Virando Bixo, além de reforçar os estudos, você concorre a prêmios. Saiba mais AQUI.
 


Como fazemos todas as semanas, os professores do curso e colégio Poliedro trazem algumas dicas exclusivas para orientar os vestibulandos. Confira então, as orientações do professor Eduardo Lessi, que dá aulas de Física no curso Poliedro.
 


Segundo o mapeamento realizado com base nas provas de vestibular e do Enem dos últimos anos, entre os cinco tópicos mais recorrentes de Física, estão:


1.Energia, Trabalho e Potência - 9,7%  

2.Acústica - 9,7%  

3.Resistores - 8,3%  

4.Calorimetria - 6,9%  

5.Impulso, quantidade de movimento e análise dimensional - 4,2%  


Como estudar  

Para o professor Lessi, o primeiro passo para obter uma boa pontuação é deixar para trás o velho hábito de decorar fórmulas. "Tente entender a fundo as teorias e suas aplicações", recomenda ele. "Depois, a prática de exercícios, resoluções de provas anteriores e a produção de resumo das aulas contribuem para que tudo seja fixado na memória de modo eficiente".  


O segundo passo para potencializar o aprendizado é ficar atento aos erros cometidos nos exercícios. "Faça um diagnóstico, analise os erros mais frequentes e suas causas. Isso pode ajudar o vestibulando a evitá-los no dia da prova", explica o professor.  


O terceiro e último passo essencial é aprender a ler os enunciados com atenção e calma. A dica aqui é: grife os pontos importantes, porque isso facilita o entendimento e evita erros na interpretação da questão.  


E a recomendação final é: aproveite o isolamento social para aprofundar e revisar temas mais complexos, estudando os conceitos e preparando resumos que o ajudem no período mais próximo do exame. Também é importante não esquecer que, apesar de algumas matérias serem mais frequentes, é preciso estudar tudo o que é pedido no edital para garantir a melhor pontuação possível.  


O que não pode ficar de fora  

Física Mecânica: é fundamental se atentar à Velocidade Média, Cinemática, Movimento Uniforme, Gráficos de Velocidade no Movimento Uniformemente variado, Leis de Newton e Impulso/Quantidade de Movimento. São temas possíveis na Unesp, Fuvest e Enem.  

 

Estatística: estudar Torque e Equilíbrio.  


Elétrica: os Circuitos Elétricos são bastante relevantes. É imprescindível dominar questões sobre Resistores em Série e em Paralelo, conta de luz e análise do chuveiro (quando esquenta mais ou menos).  


Termologia: Trocas de Calor e Máquinas Térmicas.  


Otica: é preciso atentar à resolução de Lente, Espelho Esférico e Plano.
 

Habilidades essenciais
Saber interpretar o texto e fazer um bom levantamento de dados são habilidades muito importantes!  


Ficar atento às operações básicas, potências de dez e transformações de unidades também são questões extremamente necessárias para obter um bom desempenho na prova.  


A leitura de gráficos com olhar qualitativo e quantitativo também é fundamental. Os vestibulares incluem dados no texto, na imagem e no gráfico. Precisam estar atentos à todas estas questões.