Noticias

Unicamp cancela seleção via Enem e amplia vagas do vestibular

Universidade também decidiu abrir novo prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição até 31 de julho

| Da Redação

Suspensão do Enem-Unicamp 2021 ocorreu por incompatibilidade entre os calendários da universidade e o cronograma do exame 
 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou que não fará processo seletivo via Enem para ingressantes em 2021. Com isso as vagas que seriam destinadas à seleção por meio do exame serão incorporadas ao vestibular tradicional.   


Por causa disso, a universidade reabriu prazo para solicitação de isenção da taxa do vestibular até 31 de julho.  O objetivo é oferecer mais uma oportunidade para os estudantes que concorreriam às vagas oferecidas pela Unicamp via Enem. Os pedidos de isenção podem ser feitos no site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).  


A decisão de não realizar o processo seletivo Enem-Unicamp 2021 se deu por incompatibilidade entre o novo calendário do Enem e o calendário da Unicamp. O cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) prevê que as provas serão realizadas em janeiro e fevereiro e a divulgação dos resultados a partir de 29 de março. O calendário da Unicamp prevê o início do ano letivo em 15 de março.  


"Nós gostaríamos muito de manter a seleção por meio do Enem, mas ficou inviável com o novo cronograma", afirma o coordenador executivo da Comvest, José Alves Freitas Neto. Segundo ele, por causa da data de divulgação dos resultados do Enem, os haveria um prejuízo de pelo menos três semanas para os candidatos que ingressassem por este sistema. "Queremos oferecer condições iguais a todos os ingressantes e também temos que considerar o calendário dos alunos que já estão na universidade e dos grupos de pesquisa", complementa.
 


Entenda como vai ficar o Vestibular Unicamp 2021  


- Com a suspensão do processo seletivo via Enem, o Vestibular 2021 vai oferecer um total de 3.234 vagas para 2021. As 639 vagas que seriam destinadas ao Enem-Unicamp foram transferidas para o vestibular.  


- Os critérios de reserva de vagas do Enem-Unicamp serão mantidos no Vestibular: 10% das vagas para candidatos de escola pública, 10% de candidatos autodeclarados pretos e pardos. Como o vestibular já garantir 15% das vagas para pretos ou pardos, fica estabelecido que, no mínimo, 25% dos ingressantes em 2021 serão autodeclarados pretos ou pardos.
 

As modalidades de isenção da taxa de inscrição 


A modalidade 1, que exige comprovação de renda, a Comvest irá aceitar o cadastro no CadÚnico do governo federal, para que, nesse caso, os candidatos não precisem anexar a documentação exigida.  


A modalidade 2 é para funcionários da Unicamp e Funcamp. O número é ilimitado.  


A modalidade 3 concede um número ilimitado de isenções para candidatos dos cursos noturnos de Tecnologia e Licenciaturas.
 

Saiba mais sobre as modalidades de isenção da taxa do Vestibular Unicamp aqui


A Comvest já recebeu 11.543 pedidos de isenção da taxa, que custa R$ 170. Cerca de 85% dos pedidos foram atendidos, segundo balanço parcial da Comvest. O resultado dos pedidos enviados durante o primeiro prazo (22/6 e 8/7) será divulgado no dia 27 de julho.  


O resultado do segundo prazo de pedidos de isenção (22/7 a 31/7) será divulgado em 14 de agosto.  


As inscrições para o Vestibular Unicamp serão entre 30 de julho e 8 de setembro.