Noticias

MEC define que Enem 2020 será em janeiro e fevereiro

Datas foram escolhidas para viabilizar o ingresso de novos alunos nas faculdades ainda no primeiro semestre de 2021

| Da Redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 deverão serão realizadas em janeiro e fevereiro de 2021, informou o Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (8).  


O Enem tradicional (provas impressas) será nos dias 17 e 24 de janeiro.  


O Enem digital será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.  


Geralmente, o Enem é realizado em novembro, mas por causa da pandemia do novo coronavírus, o exame foi adiado. A decisão foi anunciada em maio, no contexto de uma forte movimentação de estudantes e entidades da área da educação pelo adiamento. Além disso, o Senado aprovou um projeto de lei que previa a suspensão do calendário de todas as avaliações externas até a retomada das aulas presenciais.  


Em junho, o MEC fez uma enquete com os inscritos no exame e a maior parte dos participantes optou pela realização da prova em maio de 2021.  Leia mais nesta matéria do Virando Bixo.


Além dos estudantes, o MEC ouviu representantes das redes de ensino e das instituições de ensino superior, que são contrárias à realização do Enem em maio de 2021, pois inviabilizaria o ingresso de novos alunos no primeiro semestre do ano que vem.  


Com a realização do Enem em maio, os resultados serão divulgados em 29 de março, permitindo ingresso de estudantes ainda no primeiro semestre.  


Ao todo, 5,7 milhões candidatos se inscreveram para o Enem tradicional e 96 mil no Enem Digital.
 

Em enquete, inscritos optaram pela realização do exame em maio de 2021, mas decisão levou em conta o calendário do ano letivo