Noticias

Cursinhos da USP: inscrições para turmas de meio de ano

Por causa da pandemia do novo coronavírus as aulas e os processos seletivos, voltados para alunos de escola pública, serão online

| Da Redação

Esta é uma boa oportunidade para quem está com dificuldade para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares este ano: alguns cursinhos populares da Universidade de São Paulo (USP) estão com inscrições abertas para as turmas de meio de ano. 


Os cursinhos são mantidos por alunos da universidade e são dirigidos a estudantes de baixa renda que estão no ensino médio e sonham em ingressar no ensino superior. Por causa da pandemia do novo coronavírus, que levou ao fechamento das escolas desde março, as aulas serão online.  

 

Alguns dos cursinhos da USP têm reservam partes das vagas para alunos pretos, pardos e indígenas
 

 


Confira a seguir os cursinhos que estão com inscrições abertas:

O Cursinho Popular EACH-USP, localizado na Zona Leste de São Paulo, em Ermelino Matarazzo, é gratuito (não cobra matrícula, nem mensalidades) e está com inscrições abertas até o dia 5 de julho de 2020. Podem se inscrever estudantes que estejam no último ano do ensino médio, ou concluintes, que vão concorrer a 15 vagas no período vespertino e 30 vagas no período noturno.  


Parte das vagas é reservada para pretos, pardos e indígenas (PPIs). Além disso, estudantes de escola pública, moradores da zona leste ou parentes de funcionários terceirizados da USP possuem prioridade no processo seletivo. Ele possui duas fases eliminatórias, a primeira é uma análise socioeconômica, na qual o candidato responderá a um questionário e anexará documentos para comprovar sua situação, e a segunda uma prova com 50 questões que abordará conteúdos do ensino médio em geral, aplicada pela internet na plataforma EDUQO.  


As aulas, com início em 20 de julho. Nos finais de semana são agendados simulados vestibulares. O cursinho fica na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.  


Edital do Processo Seletivo de Alunos: https://bit.ly/EditalProcessoSeletivoCPE  

Formulário de Inscrição: https://bit.ly/InscriçãoProcessoSeletivo2020

.
O Arcadas Vestibulares, cursinho pré-vestibular gratuito (sem mensalidades), criado e mantido pelos alunos da Faculdade de Direito (FD) da USP, abriu vagas para alunos ouvintes, modalidade que não precisa passar por processo seletivo. Para ter acesso on-line ao conteúdo, basta se inscrever pelo formulário (link abaixo) até o dia 5 de julho. Os alunos ouvintes terão acesso às aulas on-line e ao conteúdo gravado pelos professores, além dos plantões, monitorias de redação e rodas de conversa promovidas pelo cursinho. Não será possível o acesso às apostilas digitais.  

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/tQEFAhSwUP4ha8HRA
 

Em Ribeirão Preto, o Cursinho Social Flaviana, mantido pelos alunos da Faculdade de Economia e Administração (FEARP), tem inscrições abertas até o dia 12 de julho com vagas destinadas a alunos de baixa renda vindos do ensino público ou bolsistas do ensino particular e que completaram ou estão cursando o terceiro ano do ensino médio. O processo seletivo será realizado em três etapas: inscrição on-line, prova de redação e matrícula on-line. O cursinho é gratuito (não há mensalidades), os aprovados pagam somente uma taxa de matrícula no valor de R$ 50,00.
 

As vagas são para o período da tarde (das 13h às 18h20), com aulas de segunda a sexta-feira. Os alunos terão cinco aulas diárias de presença obrigatória, cada uma com 1 hora de duração e um intervalo de 20 minutos. Depois, serão ministradas aulas complementares no período da manhã (atualidades e monitorias) e plantões de dúvidas. As aulas e as monitorias do cursinho serão ministradas de forma on-line (Google Meet e Zoom), assim como os materiais didáticos (Google Drive), exercícios (Estuda.com) e toda a comunicação (WhatsApp e e-mail).

Manual do candidato: clique aqui.

Formulário para inscrição: clique aqui.  

(Com informações do Jornal da USP)