Noticias

Sisu vai oferecer vagas para cursos de graduação a distância

Medida consta de portaria do MEC, que também prevê que instituições de ensino terão que divulgar lista de espera em seus sites

| Da Redação

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) vai oferecer vagas de cursos de graduação a distância para o segundo semestre de 2020. A novidade foi publicada em portaria do Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial desta segunda-feira (25/5).  

O Sisu reúne vagas de graduação de universidades públicas além de todas as universidades federais, algumas estaduais participam do sistema. Até o primeiro semestre deste ano, o sistema somente oferecia vagas presenciais.  Saiba mais sobre o sistema nesta matéria do Virando Bixo

As vagas a distância das universidades federais são oferecidas por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), voltada principalmente para a formação de professores.   

 

As instituições de ensino terão de criar meios para receber documentação online, segundo portaria do MEC

Além de permitir a oferta de vagas a distância, a portaria prevê mais duas mudanças:  

- As instituições de ensino terão que disponibilizar meio digital para que o estudante possa encaminhar a documentação digitalizada exigida para a matrícula.  

- As instituições terão que publicar em seus sites a lista de espera por curso, turno e modalidade de concorrência, assim como a sistemática adotada para convocação dos candidatos.  

Hoje, começa o prazo para a universidades e demais instituições de ensino aderirem ao Sisu do segundo semestre de 2020.