Noticias

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem termina nesta sexta

Calendário foi mantido pelo MEC apesar da pandemia de coronavírus e da mobilização pelo adiamento do exame

| Da Redação

Termina nesta sexta-feira (17/4), o prazo para pedir isenção do pagamento da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e apresentar justificativa de ausência em edições anteriores.  

O calendário foi mantido pelo Ministério da Educação (MEC), apesar do avanço no Brasil na pandemia do novo coronavírus no Brasil.  As inscrições para o Enem serão de 11 a 2 de maio. A taxa custa R$ 85. 

Para solicitar a isenção é preciso acessar a Página do Participante.

Apesar disso, existem diversas ações e mobilizações pelo adiamento do exame, marcado para 1.º e 8 de novembro (versão convencional, com prova impressa). Também está programada a realização do Enem Digital nos dias 11 e 18 de outubro.  

Nesta quinta (16/4), a Defensoria Pública da União (DPU) entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal de São Paulo para solicitar o adiamento do Enem. A ação se baseia no argumento de que as escolas públicas estão paralisadas por causa da pandemia, enquanto algumas escolas privadas mantêm atividades para seus alunos, o que pode prejudicar os estudantes mais pobres, que se concentram na rede pública, no exame.  

Além disso, os secretários estaduais de educação divulgaram nota pública solicitando o adiamento do Enem, além de entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) também pedem o adiamento do exame, entre outras.
 

 

As provas do Enem tradicional (versão impressa) estão marcadas para 1.º e 8 de novembro


Isenção
Têm direito a isenção alunos de escolas públicas ou estudantes cuja família está inscrita no CadÚnico para receber Bolsa Família.  

Para solicitar a isenção, é preciso entrar na Página do Participante do Enem e preencher o formulário e apresentar o pedido.  

Justificativa 
Estudantes que pediram a isenção em 2019 e não compareceram ao exame, precisam apresentar uma justificativa para ter o direito de fazer o pedido novamente.