Publicidade

noticias

Vale a pena usar o Fies para financiar os estudos?

Inscrições para o programa que concede desconto parcial ou integral da mensalidade durante a graduação abrem no dia 5 de fevereiro

| Da Redação -

Na quarta-feira (5/2) serão abertas as inscrições para o Financiamento Estudantil (Fies), mas a pergunta é: vale a pena fazer o financiamento? Esta é uma dúvida comum, pois desde 2017 o programa vem sofrendo mudanças que tornaram mais caro o custo do financiamento.
 


O Fies é diferente do Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas para estudantes de instituições de ensino privadas, com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
 


O Fies é um financiamento, ou seja, os alunos não pagam parte o integralmente a mensalidade durante a graduação, mas têm de devolver o dinheiro após a conclusão do curso. Por isso, é importante analisar com cuidado as condições para não enfrentar dificuldades inesperadas no futuro. 

 

No Fies, os estudantes têm de devolver o dinheiro emprestado após a conclusão do curso
 

Existem duas modalidades de Fies Novo Fies e P-Fies.
 


O Novo Fies é voltado para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. O curso é financiado a juros zero.
 


O P-Fies é voltado para estudantes com renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. Neste caso, são cobrados juros, conforme a avaliação de crédito feita pela Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento.  É é justamente este o caso que exige mais atenção dos candidatos.
 


A seguir, algumas dicas para avaliar se vale a pena ou não pedir financiamento via Fies.
 


Fique atento às condições de pagamento 
Este é um dos pontos centrais: as condições para devolução do valor financiado, pois o ressarcimento começa após a formatura, quando o profissional talvez ainda não tenha ingressado no mercado de trabalho ou terá, mesmo que esteja trabalhando, que arcar com parcelas muito altas em relação à sua renda.
 


Considere os descontos oferecidos pelas instituições 
Outro ponto importante é que muitas instituições dão descontos maiores nas mensalidades para alunos que não têm o Fies. Geralmente, o desconto para quem tem o Fies é em torno de 5%, enquanto para quem não tem pode chegar até a 50% ou mais.
 


Lembre os valores das mensalidades variam entre as instituições 
A definição da alíquota de desconto é oferecida ao Ministério da Educação (MEC) pela própria instituição. Então, há variação de valor da mensalidade, dependendo da faculdade. É preciso pesquisar, pois talvez seja possível conseguir um valor de mensalidade mais baixo numa instituição mais bem avaliada.
 


Pesquise sobre a qualidade do curso
O MEC avalia a qualidade de todos os cursos de graduação. Procure se informar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais (Inep), responsável pelas avaliações, sobre os conceitos obtidos pelo curso e/ou instituição onde pretende estudar no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC)


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade