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Confira a correção ao vivo da prova do vestibular Unicamp

Saiba como foi o exame de matemática, ciências humanas e ciências da natureza, segundo análise dos professores da Oficina do Estudante

| Da Redação

Nesta segunda (13/1), após o encerramento das provas da segunda fase do vestibular da Unicamp, os professores da Oficina do Estudante vão fazer a correção online da prova no site da escola. Para acompanhar, clique aqui.  


Hoje foram realizadas as provas de matemática, ciências humanas e ciências da natureza, além das provas específicas por área do conhecimento. 

 

Balanço 

 Segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), no total, 12.106 candidatos fizeram o exame e o índice de abstenção, de 10,9%, foi o menor desde o Vestibular 2012. 

No ano passado, a abstenção registrada no segundo dia da segunda fase foi de 13,6%. Este ano, dos 13.589 aprovados para a segunda fase, 1.483 estudantes não compareceram. 


Análise da prova 

Leia o comentário do diretor-pedagógico da Oficina do Estudante, Antunes Rafael dos Santos:

"De forma geral, foi uma prova que procurou, mais uma vez, trazer uma proximidade do assuntos cotidianos, da contemporaneidade do candidato, para as questões.  


As questões interdisciplinares de ciências humanas versaram em história e geografia, enquanto as de ciência da natureza abordaram química e biologia.
Já as questões de matemática foram diretas, sem contextualização e cobrando assuntos clássicos, como trigonometria, matriz, geometria espacial. Em suma, conteúdos matemáticos muito importantes, porém básicos já que era uma prova que deveria ser feita por todos os candidatos. Por isso, não foi tão extensa ou trabalhosa.  


Os alunos que fizeram a segunda fase para cursos de ciências exatas tiveram cobrança de assuntos clássicos de física como cinemática, hidrostática, elétrica, calorimetria e ótica. Houve uma tendência à contextualização todas as questões procuravam de certa forma contextualizar o candidato sobre esses assuntos. O que chamou bastante atenção foi uma pergunta sobre física moderna.  


A prova de química teve ênfase em química ambiental questões muito contextualizadas, mas muito técnicas. A prova inteira procurou aproximar a química do cotidiano do aluno. Não tivemos cálculo em nenhuma das questões, mas o domínio de conceitos clássicos para poder resolvê-las. Uma prova bem elaborada, em que o aluno precisava dominar a matéria para conseguir realizá-la.  


As provas para os que prestaram ciências humanas trouxe história com questões interdisciplinares muito bem estruturadas. Um bom diálogo com a geografia. Trouxe assuntos do Brasil contemporâneo e o impacto das notícias veiculadas pelas mídias digitais, abordando o conceito de shit store, e uma envolvendo o negacionismo histórico, - ou seja o impacto na sociedade quando se nega fatos históricos, como a existência do Holocausto, por exemplo.  


E a questão que mais chamou a atenção dos professores foi a que envolvia a Revolução Puritana uma vez que é um assunto muito pontual, muito específico, e que não é comum se ter desta maneira trabalhada no ensino médio e nos cursos pré-vestibulares.   



A prova de geografia cobrou diversidade de assuntos, geografia física, humana e econômica, com destaque pra geopolítica, no que se refere ao separatismo de Hong Kong e a exploração mineral do continente africano assuntos bem contemporâneos.
A prova de foi complexa e exigia uma boa preparação dos candidatos para resolvê-la. Pediu definições muito abrangentes e comandos muito abertos (não assertivos) o que pode ter trazido certa dificuldade pro aluno. Já os assuntos cobrados foram clássicos: evolução, parasitologia e impacto do ser humano nos ecossistemas".

 

Comentários ao vivo 

E, apos as 21h, acompanhe os comentários dos professores da Oficina sobre a prova, em transmissão ao vivo, pelo Virando Bixo


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