Noticias

4 dicas para você se sair bem na prova de redação da Unicamp

No próximo domingo (12/1), começa a segunda etapa do processo seletivo; este ano, candidatos terão de escrever apenas um texto ao invés de dois

| Da Redação

 

Mal terminou o vestibular da Fuvest 2020 e já é hora de pensar na prova da segunda fase da Unicamp, que acontece no próximo domingo e segunda-feira (12 e 13/1). Ao todo, 13.589 candidatos disputam as 2.570 vagas oferecidas neste processo seletivo. 


No primeiro dia, os candidatos vão fazer a prova de língua portuguesa e a redação uma das avaliações mais temidas pelos estudantes.


Vale então revisar algumas caraterísticas da redação no Vestibular Unicamp. Confira as dicas da professora Ana Cristina Campdeli, da Oficina do Estudante:   

- No Vestibular 2020, há uma mudança importante: serão apresentadas duas propostas temáticas, mas o candidato só será obrigado a fazer apenas delas.   Apesar da mudança, os critérios de avaliação continuam os mesmos: será avaliada a capacidade crítica do estudante. Então, a dica é colocar-se na situação da proposta temática, seguindo o que é solicitado (quem você deve ser, o que deve fazer, qual posição deve seguir). 


- Vale lembrar que se o candidato fugir o tema, a redação será anulada. Outro critério de anulação é não cumprir o gênero solicitado e copiar os enunciados do texto.


- A redação da Unicamp é uma avaliação de leitura e escrita, ou seja, o candidato deve primeiramente entender a proposta temática e os textos de apoio. Só depois disso, deve realizar o que está sendo pedido, passo a passo.


- A Unicamp trabalha com gêneros, então o candidato não deve esperar um texto dissertativo convencional. Ou seja, não existem " fórmulas prontas", um único modelo de redação possível, como ocorre na maioria dos outros vestibulares. A banca examinadora entende que o estudante teve acesso a diversos gêneros textuais no decorrer de sua vida e, por isso, tem condições de desenvolver o texto solicitado.

A prova da Unicamp exige capacidade crítica e de leitura dos vestibulandos

Confira os gêneros que caíram nos últimos vestibulares da Unicamp:

2014 -  Relatório e carta aberta.   

2015 - Síntese e carta-convite.   

2016 - Resenha e texto de divulgação científica.   

2017 - Carta do leitor e texto de divulgação de campanha.   

2018 - Palestra e artigo de opinião.   

2019 - Abaixo-assinado e postagem em fórum acadêmico.   


Quanto aos temas, eles têm sido bem diversos: mobilidade urbana, bibliotecas públicas, pós-verdade, intolerância, direitos humanos, oficinas culturais, desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade, humanização no atendimento à saúde, entre outros.

Portanto, não espere um tema "água com açúcar", já que o tom crítico dos últimos acontecimentos mundiais está presente na prova. No mais, calma e coloque-se no lugar da situação pedida, pois com certeza já foi vivida por você! Boa prova!

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook