Noticias

Ao vivo: veja a correção das provas específicas da Fuvest

Acompanhe no VB a correção online e a transmissão ao vivo com análises e comentários dos professores da Oficina do Estudante

| Da Redação

Acompanhe no Virando Bixo a correção ao vivo das provas de conhecimento específico da segunda fase do Vestibular Fuvest 2020, feita pelos professores da Oficina do Estudante. 

  

A Fuvest disponibiliza as provas de conhecimentos específicos em seu site, a partir das 19h.

 

Os professores da Oficina farão a correção online das questões. Basta clicar aqui para conferir. 

 

Para o professor Celio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante,  a prova foi exigente e, ao mesmo tempo, tentou aproximar conteúdos relevantes da realidade contemporânea - uma novidade no exame de conhecimentos específicos da segunda fase da Fuvest. Leia o comentário do professor na íntegra:  


"A prova de conhecimentos específicos da Fuvest 2020 apresentou, como em anos anteriores, questões com alto nível e bem exigentes - destinadas, sem dúvida, a selecionar os melhores candidatos dentre estudantes muito bons que conseguiram superar as grandes concorrências da primeira fase. 


Apesar disso, a prova deste ano se destaca pelo nítido esforço em aproximar a realidade contemporânea de conteúdos relevantes presentes na grade do ensino médio. Se essa já era uma tendência clara de provas como a da Unicamp e em alguns casos da própria Fuvest na primeira fase, não era a tônica da prova de conhecimentos específicos da segunda fase. 


Neste sentido, destaca-se sobretudo a prova de geografia (sem dúvida uma das mais atuais e contextualizados desta safra de vestibulares). A primeira questão, por exemplo, parte do aclamado seriado Chernobyl (HBO, 2019) e termina com a pergunta sobre protecionismo e a guerra comercial entre EUA e China (um dos temas mais importantes das relações econômicas e diplomáticas recentes). Destacam-se ainda as questões sobre demografia e o fator previdenciário (tema candente em 2019 por conta da reforma da previdência) e a questão sobre reservas indígenas (áreas demarcadas) e exploração ambiental - assunto polêmico, sobretudo se consideramos a posição contrária às demarcações do atual governo. 


Se nas outras disciplinas não tivermos tantas questões associadas ao presente dos alunos, pelo menos algumas apareceram tais como: 


1) A chegada da sonda chinesa em janeiro de 2019 na região escura da lua (física). 


2) O elemento lítio e sua importância para as baterias recarregáveis presentes em qualquer smartphone e tablet (química). 


3) A questão que explica os fatores associados à intolerância à lactose - tema também muito debatido em uma época na qual esse problema tem se tornado cada mais detectável na população (biologia). 


4) A questão sobre o processo de independência de Moçambique com relação a Portugal contextualizado a partir do futebol - embora não faça referência a um assunto específico debatido com grande ênfase nos meios de comunicação, a questão contextualiza um processo histórico / geopolítico importante a partir do esporte mais popular (história). 


A prova de matemática, contudo, ficou devendo... contextualizações fracas (um jogo de tabuleiro...) e questões em
que se pede o resultado pelo resultado de uma função ou de um conjunto. Enquanto os matemáticos tiverem dificuldade em aproximar sua disciplina da realidade dos alunos, o desempenho deles tende a ser bem menos satisfatório que em outras disciplinas - basta que os donos dos números olhem para seus pares de exatas (física e quìmica) para entenderem melhor o que pode motivar os jovens a se interessarem pelos cálculos!". 

 

A partir das 21h, haverá uma transmissão online com os comentários e análises sobre as provas realizadas nesta segunda-feira (6/1) e que marcam o encerramento da segunda etapa da seleção dos ingressantes da Universidade de São Paulo (USP) neste ano. Assista: 

 



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook