Noticias

4 dicas para a revisão de inglês para a Unesp e Unicamp

Aproveite a prova desta semana do simulado Virando Bixo para estudar para os vestibulares que vêm por aí

| Da Redação

Prova de inglês nos vestibulares exige capacidade de interpretação
  

Esta semana os participantes do Virando Bixo estão fazendo a prova de inglês. É a penúltima prova da primeira etapa do simulado. Se você quer saber mais sobre o Virando Bixo, clique aqui.  


E aproveite as dicas do professor Alexandre Torres, da Oficina do Estudante, para fazer a últia revisão da disciplina antes da primeira fase da Unesp (dia 15/11) e da Unicamp (17/11).  

 


Refaça provas antigas e fique atento às notícias  

Como em inglês não há conteúdo específico a ser estudado, o que o difere das outras matérias, minha dica é que o aluno refaça provas de vestibulares anteriores. Também fique atento às notícias mais atuais de importância ao redor do globo, procurando se familiarizar com diferentes gêneros textuais. Em resumo, leia textos em inglês em sites de jornais e revistas em inglês para se inteirar dos assuntos e aumentar o vocabulário.
 


Leia todo o texto antes de se desesperar. E foque na pergunta  

Mantenha a calma! Sempre que encontrar palavras desconhecidas, respire fundo e leia toda a sentença para entender o contexto. Leia sempre a pergunta antes de ler o texto, não se esqueça de observar além do texto verbal o texto não-verbal, pois imagens podem ajudar a responder à pergunta. Além disso, preste atenção no título do texto e nas primeiras linhas, pois muitas vezes as respostas já estão na introdução, principalmente nas notícias.
 


Conheça diferentes gêneros textuais  

Não há tema específico para inglês e sim tipos de textos. Se atente aos diferentes tipos de gêneros textuais como comics, tirinhas e quadrinhos, música, hot news, poema, poesia etc. Fique atento a temas atuais ou celebrações importantes! Vale lembrar que em 2019 estamos celebrando 50 anos do festival de Woodstock, então pode ser que caia algo relacionado com o tema, como letras de músicas cantadas, citações dos artistas e notícias do festival. Também temos 50 anos que o homem pisou na lua! Vale ler textos em inglês sobre o assunto e talvez assunto que fazem parte do mesmo universo.
 


Concentre energia na interpretação  

Acredito que não precisamos nos atentar muito a questões gramaticais, pois normalmente o Enem faz questões de interpretação de texto e não de gramática. Claro que conhecer a gramática ajuda muito na compreensão da construção da linguagem e consequentemente dos textos da prova.