Noticias

Virando Bixo transmitirá ao vivo correção do Enem 2019

Neste domingo (3), a partir das 19h, professores da Oficina do Estudante analisam as provas de linguagens, ciências humanas e a redação

| Da Redação

Enem pode facilitar muito a vida do vestibulando (Foto: Divulgação) 

Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Este ano, as provas serão neste domingo (3/11) e no próximo (10). Ao todo, 5,1 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o exame, que pode garantir o acesso às universidades federais, estaduais e até a instituições privadas de ensino superior.  


Amanhã, a partir das 19h, o Virando Bixo vai transmitir ao vivo a correção da prova, feita pelos professores da Oficina do Estudante. Não perca!  


Local de exame Cartão de Confirmação  


Até ontem, cerca de 4,3 milhões de candidatos (86% do total) já haviam consultado o local onde fará as provas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação responsável pelo Enem, informou que este é o maior índice desde 2016.  


Se você vai fazer o Enem, não deixe de consultar o Cartão de Confirmação, na Página do Participante.  No app do Enem também é possível fazer essa consulta.


Não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação para fazer a prova, mas, se puder, leve o seu, pois ele contém informações úteis, como o endereço do local de exame e a sala aonde o candidato deve se dirigir.  


Horários  


O Enem começa às 13h30 (horário de Brasília) e terá cinco horas e meia de duração. Então, quem mora nas regiões do país com fuso horário diferente, deve ficar atento para não se atrasar. É recomendável chegar com pelo menos uma hora de antecedência ao local de exame e, se possível, fazer o percurso antes.  


Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.  


A partir das 15h30, os candidatos podem deixar o local de exame sem o caderno de provas. Após as 18h30, eles podem sair do local de prova com o caderno.  


As provas terminam às 19h.  


A prova  


Existe uma grande expectativa em relação à prova este ano, em função das declarações do presidente Bolsonaro, ainda durante a campanha eleitoral, que leria a prova do Enem para evitar questões inadequadas. Na ocasião ele criticou uma questão que mencionava um dialeto adotado por gays e travestis.  


Recentemente, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, deram declarações de que o Enem 2019 será "equilibrado", com foco no conteúdo das disciplinas avaliadas. Ambos asseguraram que nem eles, nem o presidente Jair Bolsonaro tiveram acesso à prova.  


Neste domingo serão realizadas as provas de Redação, Linguagens (45 questões) e Ciências Humanas (45 questões).  


Na próxima semana, será a vez das provas de Matemática e Ciências das Natureza, com duração de cinco horas.  


Resultados  


O gabarito oficial será divulgado em 13 de novembro. Os resultados individuais serão divulgados em janeiro.  


Segurança 


A segurança para evitar fraudes está sendo reforçada a cada ano. Em 2019, se o telefone celular tocar o apitar, o candidato será eliminado imediatamente.  


O que levar  


Não esqueça de leva uma caneta preta em tubo transparente e um documento original com foto.  


Confira nesta matéria do Virando Bixo o que pode e não pode levar para o local de exame.  


Boa prova! Boa sorte!