Publicidade

noticias

Tire suas dúvidas sobre a seleção via Enem para a Unicamp

Candidatos que vão fazer o vestibular convencional também podem concorrer; inscrições estão abertas até 21 de novembro

| Da Redação -

 Você sabe como funciona para concorrer ao processo seletivo Enem-Unicamp 2020? Tire suas dúvidas aqui.  


A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está aceitando, até 21/11 inscrições de candidatos que querem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como via de ingresso na instituição.  


Esta é uma modalidade alternativa ao vestibular convencional, cuja prova da primeira fase será no dia 17/11.
 


Vagas 

A universidade oferece 639 vagas 20% do total das vagas para novos alunos no processo Enem-Unicamp 2020. 

As vagas são reservadas para três tipos de candidatos e a quantidade varia de curso para curso. Veja quais são as categorias:  

- 50% das vagas: candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública (ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem até o ano de 2016 ou exames oficiais).  

- 25% das vagas: candidatos autodeclarados pretos e pardos.  

- 25% das vagas: candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.  

A lista dos cursos que oferecem as vagas para Enem-Unicamp 2020 pode ser consultada aqui.  

Detalhe importante: mesmo quem vai prestar o vestibular convencional ou participar dos outros processos seletivos oferecidos pela Unicamp (Vestibular Indígena ou Vagas Olímpicas) pode concorrer à seleção via Enem. Os processos não são excludentes!  

Outro detalhe importante: quem já concluiu algum curso de graduação ou pós-graduação em instituição pública (federal, estadual ou municipal) não pode concorrer nessa modalidade.
 


Taxa de inscrição  

A taxa de inscrição para o processo seletivo Enem-Unicamp 2020 é gratuita para quem já está inscrito no vestibular convencional e obteve isenção da taxa de inscrição. Para os outros candidatos, a taxa é de R$ 30 ou de R$ 15 (para os estudantes que já pagaram taxa de inscrição no vestibular). Confira o edital.  

É possível fazer até duas opções de curso nessa modalidade.
 


Como é a seleção  

Os candidatos poderão utilizar as notas do Enem 2019 e 2018.  

A Unicamp vai considerar as notas fornecidas pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) nas provas de Redação, Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas informadas pelo instituto.
 


Cotas  

Assim como no Vestibular Unicamp, para ter direito às cotas por critério étnico-racial, os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda.  

Caso aprovados, eles deverão assinar e entregar uma declaração no ato da matrícula, de acordo com o edital. 

Os optantes pelas vagas indígenas também deverão apresentar a declaração. 


Chamadas e matrículas 

Na época das chamadas, se um candidato for convocado para matrícula em um mesmo curso, na mesma chamada, no Vestibular 2020 e no Enem-Unicamp, a vaga a ser preenchida será a do vestibular.  

Se o candidato for convocado para matricula em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular 2020 e no Enem-Unicamp, o candidato fará opção, no momento da matrícula. Ao efetivar a sua matrícula em um dos sistemas, o candidato será excluído, automaticamente, da lista de classificação dos demais sistemas de ingresso.  

Se o candidato estiver inscrito no mesmo curso, for convocado em qualquer sistema e não realizar sua matrícula, terá seu nome excluído das chamadas em outros sistemas.  

Haverá até cinco chamadas para matrícula, seguindo o mesmo calendário de matrículas do Vestibular Unicamp 2020. A matrícula será realizada em duas etapas: as três primeiras virtuais (na página da Comvest) e a partir da quarta chamada, de forma presencial, na unidade sede do curso.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade