Noticias

7 conteúdos essenciais da revisão de matemática para o Enem

Primeira fase do Virando Bixo entra no terceiro ciclo de provas, mas ainda dá tempo de participar; Inscreva-se e concorra aos prêmios

| Da Redação

Preparado para o terceiro ciclo do Virando Bixo 2019? Hoje começa o terceiro ciclo do simulado, com a prova de Matemática.  


O Virando Bixo é um projeto da EPTV desenvolvido especialmente para ajudar vestibulandos e estudantes de ensino médio a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os principais vestibulares.  


As inscrições são gratuitas e permanecem abertas durante toda a primeira fase do simulado (as provas online). Então ainda dá tempo de você participar e concorrer aos prêmios: um carro O km (categoria Vestibulando) e um intercâmbio para o Canadá (categoria Treineiro).  


Todas as provas podem ser acessadas pelos participantes. O que conta é a pontuação final, somando a nota da primeira fase e a da segunda fase, uma prova presencial para os estudantes mais bem classificados na primeira etapa.  


Faça seu cadastro e comece já!  


Para orientar os participantes do Virando Bixo na prova desta semana, o professor de matemática Leandro César Baldo, o Lego, da Oficina do Estudante preparou uma lista de dicas do que não pode faltar na reta final da preparação para o Enem.  


Com base nas estatísticas do Enem 2018, em uma revisão de matemática não pode faltar:  

Porcentagem e matemática financeira  

Grandezas proporcionais e médias algébricas  

Problemas de 1º e 2º graus  


Outros temas que se destacaram na prova do ano passado foram:  

Geometria plana e espacial  

Análise combinatória  

Estatística  

Funções  


Segundo ele, nos últimos anos, a prova do Enem tem sido bem abrangente. "Cai um poudo de tudo", diz o professor Lego, que também é coordenador do ensino médio da Oficina.  

Para se dar bem na prova de matemática do Enem, Lego orienta: "Leia todas as questões e priorize as mais fáceis. Faça tudo com bastante atenção para não errar. É o segredo para atingir pontuações mais altas".  

Aproveite, então, para revisar geometria de figuras planas na videoaula a seguir: