Noticias

Unicamp prorroga inscrições para o Vestibular 2020

Confira os prazos e as dicas para concorrer aos outros processos seletivos de ingressantes da Universidade Estadual de Campinas

| Da Redação

Se você vai prestar o Vestibular Unicamp 2020, fique ligado: as inscrições foram prorrogadas  até segunda-feira (9/9).  

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição no site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) até as 18h e pagar a taxa de R$ 170,00 até 9 de setembro para confirmar a inscrição..  

 

Lembre que... 

- Quem tem isenção da taxa de inscrição, deve fazer a inscrição normalmente.  

- Quem é aluno de escola pública ou se autodeclara preto, pardo ou indígena (PPI) pode optar pela bonificação extra no vestibular convencional.  

- A partir deste ano, as opções de cursos têm de ser da mesma área. Ou seja, um candidato não pode escolher, como opções de curso, por exemplo, engenharia e medicina. A mudança ocorreu porque, a partir do Vestiublar 2020, as provas da segunda fase passam a ser relacionadas à área do conhecimento escolhida pelo candidato.  

 

Datas 

Primeira fase: 17 de novembro.  

Segunda fase: 12 e 13 de janeiro de 2020.  

Antes da primeira fase, haverá as provas de habilidades específicas para os candidatos aos cursos de música (em setembro e outubro).  

As provas de habilidades específicas para arquitetura e urbanismo, artes cênicas artes visuais e dança serão realizadas entre 20 e 24 de janeiro. 

 

Manual e aplicativo  

A Comvest disponibiliza um aplicativo gratuito para celulares, que alerta os estudantes sobre datas importantes e permite acesso rápido às principais informações. O app é gratuito. 

O Manual do Ingresso 2020 contém todas as informações e pode ser acessado no site da Comvest.
 


Outros processos seletivos  

O  vestibular convencional não é a única forma de ingresso na Unicamp. E, para o professor Marcelo Pavani, diretor do cursinho Oficina do Estudante, esta é uma boa notícia. 

"A Unicamp tem várias formas de ingresso e a boa notícia em relação a elas é que elas não são mutuamente exclusivas. O que isso quer dizer? Se um aluno se enquadra nas exigências de várias dessas modalidades, ele pode concorrer em todas ela".  

Além do vestibular convencional, é possível ingressar na Unicamp com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para esta modalidade serão de 21 de outubro a 21 de novembro.  

Outra possibilidade é por meio da seleção de participantes das olimpíadas científicas. As inscrições acontecem de 21 de novembro a 10 de janeiro de 2020.  

A Unicamp também realiza o Vestibular Indígena. As inscrições são gratuitas e já começaram no dia 2 de setembro. O prazo termina em 30 de setembro.  

"É importante ressaltar que uma modalidade não exclui a outra. Se o aluno é de escola pública, ele pode fazer o vestibular tradicional e pode concorrer utilizando a nota do Enem. Eventualmente, ele pode ser aprovado nos dois processos, mas fica com uma das vagas", enfatiza Pavani.  

O mesmo vale para o Vestibular Indígena e a seleção dos participantes das olimpíadas científicas. "Os alunos que participaram das olimpíadas podem se inscrever no vestibular comum ou no processo via Enem e também podem pleitear essas vagas, que são em número menor", explica o professor.  

"O Vestibular Indígena é mais restrito para pessoas de populações indígenas. A prova é totalmente diferente, leva em conta as várias vertentes indígenas. Mas o aluno pode concorrer pelo Vestibular Indígena e pelo Enem? Pode", conclui.  

A dica, então, é: fique ligado nas datas! Os prazos de inscrição e divulgação dos resultados são diferentes e assim você não perde sua vaga!