Noticias

Biologia no Enem: agrotóxicos e evolução são temas cotados

Para se dar bem na prova, o importante é dominar os conceitos básicos e ficar de olho nos temas em destaque na mídia, diz professor da Oficina do Estudante

| Da Redação

Preparado para focar em Biologia esta semana? A prova do Virando Bixo traz 30 questões selecionadas especialmente para os vestibulandos colocarem os estudos em dia.  


Se você ainda não está fazendo o simulado Virando Bixo, inscreva-se já e tenha acesso a todas as provas já liberadas. E você ainda concorre a um carro 0 km e a um intercâmbio para o Canadá.  


O professor Luccas Zillig, do curso Oficina do Estudante, apresenta, a seguir dicas importantes para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os principais vestibulares. A Oficina do Estudante a CI Central de Intercâmbio são parceiras do Virando Bixo, um projeto da EPTV.  


Segundo Zilllig, existem alguns assuntos clássicos que acabam aparecendo nos vestibulares nem sempre de forma direta, mas que são importantes para o aluno formular e responder às questões. "Se o estudante dominá-los, vai conseguir responder boa parte da prova", explica.  


Ele lembra que Biologia é uma disciplina muito visual, então é importante que o aluno observe o que está acontecendo. "Sempre procure uma imagem colorida e procure memorizar o conceito com base naquele desenho", sugere Zillig.  


Outra dica de estudo: faça muito exercício para fixar os conceitos básicos, porque através deles é que o estudante consegue criar uma linha de raciocínio para responder a determinadas questões. Na Biologia, é preciso fazer muitas associações.  


Confira os temas que devem cair no vestibular, segundo o professor:  


- Um assunto clássico é divisão celular. As provas costumam verificar se o aluno sabe as diferenças entre mitose e meiose, por exemplo.  


- Conhecer as características dos diferentes tipos de célula (por exemplo, células animais e vegetais) também é importante, porque dá base para o candidato responder uma série de questões que podem aparecer no vestibular.  


- Evolução. É preciso dominar os pontos de vista de Darwin e Lamark.  


- Parasitologia. È comum aparecer questões sobre doenças para o aluno falar sobre prevenção, profilaxia, sintomas. A parasitologia está sempre relacionada com questões de saúde pública. Por isso, os vestibulares trazem essas questões para a prova de biologia.  


- Ecologia é uma área que cai bastante, porque dentro dela existem questões ambientais. Geralmente, as provas abordam os prejuízos que a ação do homem vem trazendo para o meio ambiente. No Enem, fica a dica, um tema recorrente são as relações ecológicas, ou seja, as relações entre determinados indivíduos em um ecossistema, em uma comunidade.  


- Observando o cenário do Brasil no momento, há uma série de questões que estão aparecendo na mídia, especialmente voltadas para a saúde e o meio ambiente. A aposta do professor Zillig é que apareçam questões sobre agrotóxicos, já que foram liberados vários tipos no Brasil atualmente. E também questões ambientais, como poluição, desmatamento. Tudo isso está bem em pauta na mídia, então pode ser que o vestibular cobre esses aspectos, exigindo que o aluno exponha seu senso crítico".  


- Ainda na área de meio ambiente, pode ser que caiam questões ligadas ao acidente em Brumadinho e Mariana porque ainda em muitos pontos sem solução relacionados a esses acidentes.