Publicidade

noticias

Estudar no exterior é opção para quem quer cursar Medicina

Facilidade de ingresso e valores acessíveis de mensalidade são alguns dos fatores que atraem brasileiros

| Da Redação -

Você já pensou em cursar Medicina no exterior? Assim como no Brasil, em vários países, não é fácil ingressar em Medicina, pois as instituições de ensino são bastante exigentes para selecionar seus estudantes. 

Em Portugal, por exemplo, a Universidade de Coimbra aceita o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como ingresso em diversos cursos, exceto Medicina. Nos Estados Unidos, também não é fácil: é preciso fazer uma gradução (undergratuate) durante quatro anos antes de se candidatar para uma escola médica. Por isso, muitos estudantes de Medicina que querem estudar nos Estados Unidos fazem a gradução no Brasil e fazem pós-graduação no país.  

Mas não desanime com esses exemplos, pois existem outras possibilidades. Cuba, Argentina e Paraguai são alguns países onde é viável pensar em fazer o curso de Medicina. E muitos brasileiros estão optando por estudar no exterior: as estimativas indicam que já 20 mil estudantes brasileiros cursando Medicina no exterior.  

Os principais fatores que atraem os brasileiros são a facilidade para ingressar (bem diferente dos disputados vestibulares no Brasil) e o custo mais acessível das mensalidades quando não é gratuito.  

Em Cuba, a Escola Latinoamericana de Medicina (Elam) é o destino de muitos brasileiros. Os alunos ganham bolsa de estudos, além de alimentação, hospedagem e uma ajuda de custo.   


Fazer intercâmbio é uma opção para quem quer estudar Medicina no exterior

 

A Argentina também atrai estudantes brasileiros de Medicina, em especial a Universidade de Buenos Aires (UBA). Na Argentina, não existe vestibular basta apresentar o diploma de ensino médio para ingressar no ensino superior. A universidade é pública e gratuita.  

O Paraguai é outro país que atrai estudantes brasileiros. O processo de ingresso é facilitado (geralmente basta apresentar documento de conclusão do ensino médio) e os valores das mensalidades são acessíveis.   

Outra maneira de estudar no exterior é fazer um intercâmbio durante a graduação - existem várias opções, inclusive na Europa e nos Estados Unidos. A International Federation of Medical Students Association (IFMSA) é uma entidade que oferece esse tipo de programa.

No entanto, assim como no Brasil, Medicina é um curso que exige bastante dedicação dos estudantes e um desempenho acadêmico acima da média. Os cursos, de maneira geral, se organizam a partir de um currículo-base que inclui disciplinas como química e biologia, para numa segunda etapa abordar temas específicos anatomia, fisiologia etc.  

Dominar a língua do país onde se pretende estudar também um pré-requisito para quem quer partir para o sonho de estudar no exterior.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade