Publicidade

noticias

O que é essencial em Sociologia e Filosofia? Veja as dicas

Professora Jéssica, que leciona Ciências Humanas na Oficina do Estudante, detalha o que é fundamental estudar para o Enem

| Da Redação -

Preparado para fazer a revisão de Filosofia e Sociologia? Essas são as disciplinas da semana no Virando Bixo.

As provas marcam o encerramento do primeiro ciclo de provas do simulado. Semana que vem, começa o Ciclo 2, com novas provas, com maior grau de dificuldade das nove disciplinas avaliadas no Virando Bixo Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia/Atualidades, Biologia, Química, Física, Inglês, Filosofia e Sociologia.

Apesar de as provas já estarem sendo realizadas, vestibulandos e treineiros podem se inscrever e participar do Virando Bixo! Além de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vesibulares ou mesmo reforçar os estudos, os participantes concorrem a um carro 0 km (categoria Vestibulando) e a um intercâmbio (categoria Treineiro). Basta fazer a inscrição (é grátis!) e começar a responder às provas. Mesmo começando agora, é possível ter acesso às provas anteriores.

Mas o que estudar para se preparar para as provas de Filosofia e Sociologia? A professora Jéssica Omena Valmorbida, de Ciências Humanas, da Oficina do Estudante, tem dicas preciosas para quem precisa se organizar nos estudos dessas disciplinas.

Como Fiolosofia e Sociologia foram incorporadas ao currículo do ensino médio recentemente, ainda não há um programa consolidado, afirma a docente. "USP e Unicamp, por exemplo, não informam nos programas de seus vestibulares os tópicos dessas discipinas. Então, na maior parte dos vestibulares, a tendência é que as questões seja mais gerais", afirma. Mas há exceções, como os vestibulares da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que costumam incluir questões bem específicas.

Então, o importante, é conhecer as características gerais dos diferentes períodos e alguns autores tradicionais:

Antiguidade: Socrates e Platão.  

Idade Média: Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.  

Modernidade: Descartes, Kant, Nietzsche e Schoppenhauer.

Na Sociologia, também há autores clássicos, que merecem um olhar cuidadoso por parte dos vestibulandos. "É imprescindível saber um pouco sobre Karl Marx, Weber e Durkhein. Também é bom estudar um pouco sobre Positivismo, que está na base, na fundação da Sociologia", comenta Jéssica.

Mas é preciso conhecer toda a obra desses autores? Como dar conta de tanta leitura? O ideal seria isso, mas diante da carga de estudos que os vestibulares exigem, a professora Jéssica dá outra dica: "A primeira coisa é entender que não existe uma produção de conhecimento, na filosofia ou sociologia, que esteja fora do seu tempo. Todo filósofo e todo sociológo estão tentando a uma questão que o seu tempo presente lhe coloca", explica ela.

Então, na Antiguidade, as questões centrais geralmente são sobre temas como o surgimento da democracia ou o consolidação das cidades. Na Idade Média, em que a Igreja é uma insituição que produz, delimita e gera os saberes, não existe filosofia que esteja aquem dessa probemática.  

"Na Modernidade é a mesma coisa: a maior parte dos filósofoso dessa época se debruce sobre questões ligadas à organização social a partir do modelo de produção instaurado pela Revolução Industrial", analisa.

Então a dica é: ainda que você não tenha ouvido falar daquele filósofo, procure pensar nas teorias dele a partir do momento histórico em que ele está inserido.

Em Sociologia, a professora Jéssica aposta em temas relacionados à organizaçao do modelo politico. "Falou-se muito recentemente da ideia de regime de governo. Na conjuntura política atual, fala-se que o presidencialismo de coalizção está em xeque. Vale a pena ler estudar um pouco sobre as relações entre os poderes".

No caso do Enem, a ampliação dos direitos das chamadas minorias ou ainda questões de diversidade têm sido temas recorrentes.  

A videoaula a seguir aborda temas da Filosofia da Antiguidade: 

 


  

E o vídeo abaixo, do canal Leitura ObrigaHISTÓRIA, é sobre o chamado "tripé da Sociologia": Marx, Weber e Durkhein. Confira!  


 

 




Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade