Noticias

Para estudar inglês, a dica é: foque nos gêneros textuais

Enem e principais vestibulares dão prioridade à análise e interpretação de textos em vez de gramática

| Da Redação

Esta semana é a vez de revisar inglês com o Virando Bixo. Os participantes respondem a 30 questões de múltipla escolha sobre a disciplina.

Ainda não participa do Virando Bixo? Então não perca mais tempo e faça sua inscrição já! É grátis e você terá acesso a todas as provas já divulgadas. Respondendo às provas, você concorre a um carro 0 km (prêmio para o primeiro colocado na categoria Vestibulando) e a um intercâmbio (prêmio do vencedor na categoria Treineiro). Leia no regulamento como funciona.

Aproveitando que a prova da semana é de inglês, conversamos com o professor Pantoja, da Oficina do Estudante, que dá algumas dicas sobre o priorizar na revisão dessa disciplina.

A primeira dica é: priorize a leitura e interpretação de textos, pois geralmente os principais vestibulares não têm questões sobre gramática.

"Há muito tempo não cai mais gramática pura no Enem, na Unicamp e na Fuvest", afirma Pantoja. Segundo ele, o vestibular da Unesp também segue essa tendência, mas geralmente a prova inclui uma questão de gramática.

"É muito pouco provável que o aluno tenha de responder a uma questão para fazer a transposição para a voz passiva ou escolher o tempo verbal correto", complementa o professor.

A dica, então, é: foque em texto! Mas o que estudar? E como estudar?

Pantojas conta que um "assunto clássico", que sempre cai, é conjunção. "Por exemplo, a palavra but (mas, em língua portuguesa) pode aparecer num texto e o aluno ter de explicar o que ela significa ou ter de substiui-la por um sinônimo".

Além de estudar conjunções, é importante aprofundar um pouco nos gêneros textuais. Segundo Pantoja, os gêneros que mais caem na prova de inglês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos principais vestibulares são:

Texto científico de saúde: esses textos seguem um padrão. Geralmente têm uma introdução, que apresenta a ideia central, seguido de uma hipótese, uma descrição do experimento com comparações e uma conclusão.

Textos de notícias (hard news, notícias quentes): são textos que seguem o princípio jornalístico da pirâmide invertida, em que os parágrafo inicial resume o acontecimento principal (quem, quando, onde e por quê), seguido de infomrações secundárias.

Além disso, são comuns textos de literatura (prosa ou poesia) e charges e cartoons, que "ajudam" o vestibulando porque combinam imagem e linguagem verbal/escrita. "A imagem ajuda o estudante a compreender o sentido".

Para ajudar os vestibulandos, Pantoja deixa dicas de bons sites de ciência e de notícias em inglês. 


The Economist: https://www.economist.com/  


Scientific American: https://www.scientificamerican.com/  


New Scientist: https://www.newscientist.com/  

 

Complementando as dicas, abaixo, uma videoaula sobre uma das dúvidas mais frequentes: a diferents entre simple past e present perfect.