Noticias

Mecânica é a área da Fisica mais cobrada no vestibular

Além de dominar os conceitos da disciplina, vestibulando deve prestar muita atenção nos enunciados e treinar leitura de gráficos

| Da Redação

Esta semana a prova do Virando Bixo é de Física. Ainda não se cadastrou no simulado? Não perca esta oportunidade de reforçar o estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o vestibular! Cadastre-se já e comece a responder às provas. É grátis e você ainda concorre a um carro 0 km ou a uma viagem para o Canadá.  Saiba mais no regulamento.

 

Mas o que estudar de Fisica? Por onde começar? Segundo o professor Rodrigo Araújo do curso e colégio Oficina do Estudante, de todas as áreas da física, mecânica é a que mais cai no vestibular.
 


Segundo ele, em geral, 40% das provas dos vestibulares e do Enem são sobre assuntos relacionados à mecânica. "É um acampo muito amplo, que inclui cinemática, movimento, energia cinética e energia potencial", detalha Araújo.   


O professor Rodrigo Araújo, da Oficina do Estudante


Como a área é muito ampla e diversificada, existem alguns temas que o estudante não pode deixar de revisar, como cinemática, energia cinética, energia potencial e movimento. Ele recomenda que os candidatos comecem a estudar pela cinemática. "Esse é um conteúdo que a maioria dos alunos já viu em algum momento. Estude velocidade média, aceleraçao, movimento uniforme e movimento uniforme variado", aconselha.
 


Além de mecânica, os vestibulandos também podem esperar pelo menos uma questão de ótica, termologia e ondulatória. Alguns vestibulares poucos, na verdade pedem conteúdos de física moderna, então vale dar uma olhada nesse conteúdo também.
 


Outra dica importante tem mais a ver com língua portuguesa do que com física, mas pode fazer toda a diferença na hora de resolver a prova: leia os enunciados e os gráficos com muita atenção. "Parece fácil ler um gráfico, mas muitas vezes eles contêm informações escondidas que só são identificadas quando se lê com atenção", alerta o professor. "Muita gente perde questão de Física no vestibular porque não lê com atenção". 

 


A dica, então é: anote os dados que a questão fornece e procure identificar a linha de comando o que está sendo pedido, qual a variável que se quer saber. "Aí é abrir a sua caixa de ferramentas e usar todo o seu conhecimento".
 


Para começar a fazer a revisão de Fisica, o Virando Bixo selecionou duas videoaulas: sobre os conceitos iniciais de cinemática e sobre potência: