Noticias

Biologia: saiba quais são os temas mais cobrados no Enem

Fisiologia humana, ecologia e genética estão entre as áreas prioritárias para os vestibulandos aprofundarem os estudos

| Da Redação

Quando o assunto é biologia para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o vestibular, três áreas são consideradas fundamentais: fisiologia do corpo humano, ecologia e genética e evolução. Segundo professores de cursinho e de ensino médio, é praticamente certo que os vestibulandos vão encontrar questões sobre esses temas na prova.

Biologia é a disciplina desta semana no Virando Bixo. Desde segunda-feira, os participantes do simulado podem responder às questões sobre a disciplina. Cada questão correta, respondida nesta semana, vale 10 pontos e entra na soma para a disputa pelo carro O km (categoria Vestibulando) e de um intercâmbio de quatro semanas (categoria Treineiro).

Embora o simulado já tenha começado, as inscrições permanecem abertas, então ainda dá tempo de começar a participar e dar aquele reforço na preparação para o Enem ou mesmo nos estudos, para quem é Treineiro.

Para participar, é só fazer o cadastro gratuito e começar a fazer as provas e somar pontos para ganhar o carro ou a viagem. Entenda como o Virando Bixo nesta matéria.

E para ajudar nos estudos, apresentamos a seguir videoaulas sobre alguns assuntos-chave na área de biologia, preparados pela Oficina do Estudante.

O primeiro vídeo explica como funciona o sistema urinário do corpo humano, detalhando os órgãos que o integram, como se interligam e a função de cada um deles.

 


 


No próximo vídeo, o professor Serjião aborda um tema fundamental: a poluição das águas. Como ele explica, o despejo de matéria orgânica em excesso da água gera um desequilíbrio na composição da água, causando a poluição. Entenda como o processo acontece e suas consequências:

  


  


Outro tema importante, para quem está se preparando para o vestibular, é a origem da vida. Este é um assunto que desperta curiosidade dos estudantes. No vídeo, são explicadas as teorias sobre a origem da vida e como elas mudaram ao longo do tempo. Este é o primeiro vídeo de uma série de dois: