Noticias

Sisu/MEC oferece 59 mil vagas para o segundo semestre

Interessados devem se inscrever até o dia 7 de junho; para participar é preciso ter feito o Enem 2018 e não ter zerado a redação

| Da Redação

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira (4/6) inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para selecionar ingressantes no segundo semestre de 2019. 


Ao todo são ofertadas para 59 mil vagas em 1,7 mil cursos de 76 instituições. Para fazer a inscrição, basta acessar a plataforma do Sisu. No site, também é possível baixar o aplicativo do Sisu. 

O Sisu seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio. Para participar é preciso ter feito o Enem 2018 e não ter zerado a redação.     


Candidatos podem se inscrever até 7 de junho no Sisu para o processo seletivo do segundo semestre

Confira o cronograma:  

Inscrições: 4 a 7 de junho  

Resultados: 10 de junho  

Matrículas: 12 a 17 de junho  

Lista de espera: manifestar interesse de 11 a 17 de junho  


O site Quero Bolsa possui um simulador de notas de corte do Sisu, que pode ser usado como referência na hora de escolher os cursos.  


Também vale consultar um estudo feito pelo Quero Bolsa sobre a variação das notas de corte do Sisu nos processos seletivos do primeiro e do segundo semestre, considerando os cursos mais concorridos. Foram consideradas as notas de corte para ampla concorrência e para cotistas. O resultado mostra que a nota de corte tende a diminuir para a ampla concorrência e a aumentar para os cotistas.