Noticias

Estude gramática para o Enem fazendo a prova do Virando Bixo

O domínio das regras gramaticais é fundamental para um bom desempenho no exame; veja alguns conteúdos fundamentais na seleção de vídeos do VB

| Da Redação

A semana começa com a prova de Língua Portuguesa no simulado Virando Bixo. Para dar uma ajudinha para quem está fazendo o simulado  - e para quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o vestibular - selecionamos alguns vídeos sobre conteúdos essenciais da disciplina.  


O simulado Virando Bixo é um projeto da EPTV para ajudar os vestibulandos. Ainda dá tempo de participar, basta fazer o cadastro gratuito e começar a responder às provas.  


Toda semana, os participantes têm acesso às questões de uma disciplina. Cada questão certa vale 10 pontos, se respondida na mesma semana em que a prova foi libertada. Se a prova for respondida depois, cada questão certa vale 8 pontos.  


Os estudantes com maior pontuação nesta etapa classificam-se para a segunda fase, uma prova presencial.  Ao final, o primeiro colocado na categoria Vestibulando ganha um carro 0 km e o vencedor da categoria treineiro, recebe um intercâmbio de quatro semanas como prêmio. 

 

A seguir, nossa seleção especial de vídeos com conteúdos essenciais em Língua Portuguesa: gramática. Dominar a escrita formal é uma das cinco competências avaliadas na redação do Enem e dos principais vestibulares. Ou seja, não adianta saber tudo sobre o tema da redação, mas não conseguir expressar suas ideias de maneira clara e seguindo as regras gramaticais.  


Os vídeos a seguir, com professores do colégio e cursinho Oficina do Estudante, abordam temas essenciais para uma revisão. O primeiro vídeo explica tudo sobre pronomes relativos Quem nunca se confundiu na hora de usar palavras como "que" e "cujo"? O professor Edson explica que os pronomes relativos são termos que substituem o substantivo. Acompanhe a seguir:   



 

No vídeo a seguir, o professor Edson explica o que são encontros vocálicos, como os ditongos, tritongos e hiatos:

 


 


No terceiro vídeo selecionado, a professora Silvana fala sobre predicado: