Noticias

Unicamp 2020: conheça a obra "História do cerco de Lisboa"

Livro do escritor José Saramago, que recebeu o Nobel de Literatura em 1998, remete ao questionamento do conceito de verdade histórica

| Da Redação

A História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, é um dos livros que fazem parte da lista de leituras obrigatórias para o Vestibular Unicamp 2020. Escrita por um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa Saramago recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1998 , a obra é um romance histórico centrado em um personagem: um revisor de textos chamado Raimundo.

Ele trabalha para uma editora e está revisando um livro sobre o Cerco de Lisboa, que aconteceu em 1147 (século 12), no qual os cristãos retomaram a capital portuguesa dos áraes, que a controlavam desde o século 8.  


No livro de Saramago, são relatadas várias versões da história do Cerco: a versão do livro escrito por um historiador e revisado por Raimundo, uma versão da história criada por Raimundo que, ele próprio começa a escrever, remetendo a um questionamento sobre a verdade histórica.  

É o que conta Tatiana Feltrim, em sua análise da obra:  

 

No vídeo a seguir, do Vestibuler Enem, cada capitulo é analisado, a partir da perspectiva das narrativas que ocorrem simultaneamente ao longo da obra, envolvendo as histórias de amor que perpassam perpassam a obra - na história sobre o Cerco criada por Raimundo e o envolvimento do revisor com uma mulher, Sara: