Noticias

Lista de espera, cotas etc.: tire suas dúvidas sobre o Sisu

Este ano, candidatos poderão entrar na lista de espera da primeira ou da segunda opção, somente se não tiverem sido aprovados em nenhuma delas

| Da Redação

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgadas nesta sexta-feira (18/1) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será aberto para inscrições na próxima terça-feira (22/1), então é bom ficar por dentro das novidades e das melhores estratégias para conseguir aquela vaga na universidade.   

O resultado do Enem 2018 será divulgado na quinta-feira, 18 de janeiro (Foto: Agência Brasil)

Quem está na disputa já sabe que o Sisu mudou este ano, mas não custa revisar quais foram as mudanças e ficar por dentro de como fazer as escolhas para não perder a vaga por bobagem.  

CALENDÁRIO
Fique ligado nas datas! O Sisu vai abrir para inscrições entre 22 e 25 de janeiro. Essas são as datas que constam do edital e alguns sites estão publicando datas erradas. Confie somente no edital!  

QUEM PODE CONCORRER
Só podem concorrer no Sisu 2019/primeiro semestre candidatos que fizeram o Enem 2018. Quem fez o Enem em anos anteriores não pode participar!  

ACESSO AO SISTEMA
Para fazer a inscrição, o candidato vai precisar do número de inscrição do Enem. Então, seja esperto: quando consultar a sua nota no Enem, anote o seu número, assim você não vai ter de voltar à Pagina do Participante do Enem para recuperar esse número e agiliza a inscrição no Sisu.  

OPÇÕES DE CURSO E LISTA DE ESPERA
Da mesma forma como ocorreu em anos anteriores, os candidatos podem escolher duas opções de curso.
Mas houve uma mudança importante na lista de espera:  

- Se o candidato não for aprovado nem na primeira, nem na segunda opção, ele poderá escolher uma das listas de espera (primeira OU segunda opção).  

- Se o candidato for aprovado na primeira ou segunda opção, ele NÃO PODERÁ concorrer à lista de espera da OUTRA opção. Exemplo: um candidato concorreu em medicina na primeira opção e a enfermagem na segunda opção. Se ele passou em enfermagem, não poderá concorrer na lista de espera de medicina.  

MODALIDADES
Na hora de fazer a inscrição, o candidato tem de escolher uma das três modalidades disponíveis, ampla concorrência, cotas para escola pública e cotas para ações afirmativas. Saiba a diferença entre elas  

COTAS PARA ESCOLA PÚBLICA
O edital do Sisu estabelece que SOMENTE podem concorrer às vagas oferecidas na MODALIDADE ESCOLA PUBLICA, ESTUDANTES QUE CURSARAM TODO O ENSINO MÉDIO NESSAS INSTITUIÇÕES. Então, quem fez um ano em escola pública e os outros em escola privada, não pode concorrer.  

COTAS/AÇÕES AFIRMATIVAS
A melhor maneira de um candidato saber se tem direito de concorrer às cotas, é consultando os termos de adesão das universidades ao Sisu. Só concorra se você tiver certeza de que se enquadra nos critérios.  

Veja mais dicas no vídeo de Umberto Mannarino: