Redação da Unicamp exige que aluno saia do "piloto automático"

Provas de língua portuguesa e redação abrem, no domingo (13/1), a segunda fase do Vestibular Unicamp 2019

    • Da Redação
    • /
    • Marta Avancini

No próximo domingo (13/1) começa a segunda fase de um dos mais importantes vestibulares do país: o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  

Ao todo, 18.933 candidatos farão a prova da segunda fase do Vestibular Unicamp 2019, que ocorre em três dias, 13, 14 e 15 de janeiro. A prova terá quatro horas de duração.  

No primeiro dia, será realizada a prova de língua portuguesa e redação, que conta muitos pontos para todos os candidatos, independentemente do curso a que está concorrendo. Serão 6 questões de língua portuguesa e duas redações de gêneros diferentes.  

A redação da Unicamp é diferente da de outros vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Mèdio (Enem), pois não se limita ao gênero dissertativo. Além disso, vale reforçar, os candidatos precisam escrever dois textos seguindo os padrões dos gêneros solicitados.  

O canal Vestibuler Enem preparou um vídeo com orientações sobre a redação no vestibular Unicamp. Entre as dicas dos professores estão: ler atentamente a coletânea, especialmente os trechos em negrito, Esses trechos contêm informações importantes para o candidato se orientar quanto aos pontos que terá de abordar, obrigatoriamente, na redação. Em outras palavras a dica é: mantenha a calma, saia do "piloto automático" e fique atento ao que está sendo pedido. Boa sorte!  


 




Comentários

Confira também