Como vai ser o segundo dia de prova da Fuvest? Veja as dicas

Prova específica será na segunda (7/1), com 12 questões dissertativas divididas em 2, 3 ou 4 disciplinas

    • Da Redação
    • /
    • Marta Avancini

A prova da segunda fase da Fuvest mudou em 2019: serão apenas dois dias de prova, no próximo domingo e na segunda-feira (dias 6 e 7 de janeiro). A principal mudança é no segundo dia de prova, dedicado às questões específicas da carreira escolhida.  

As provas

Todos os vestibulandos vão responder a 12 questões dissertativas, mas, dependendo da área, o número de disciplinas poderá ser duas, três ou quatro.  

Cada questão vale 5 pontos, o que totaliza 60 pontos. Mas o peso da prova será 100, mesmo peso do primeiro dia de exame. O peso é calculado por meio de uma fórmula matemática. 

Neste processo seletivo, 32.178 candidatos disputam 8.362 vagas em cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP), além da participação de 3.193 treineiros.  

As provas serão ser realizadas em 19 cidades do estado de São Paulo. Os candidatos podem consultar o local de exame no site da Fuvest. Fique ligado, porque os endereços não são, necessariamente, os mesmos da primeira fase do vestibular.

A Fuvest recomenda que o candidato visite o local com pelo menos um dia de antecedência. Quem for realizar provas fora da cidade em que reside, é importante viajar com a necessária antecedência, por precaução.

Para a realização do exame, é obrigatório apresentar documento original de identidade (com foto) e levar caneta esferográfica tinta azul.

Os portões abrem às 12h30 e às 13 horas (horário de Brasília) eles são fechados. Cada uma das duas
provas tem 4 horas de duração.

A primeira lista de aprovados para o vestibular da USP será divulgada dia 24 de janeiro no site da Fuvest www.fuvest.br.

Questões dissertativas: dicas  

A prova da segunda fase da Fuvest é composta por questões dissertativas o que gera medo e ansiedade em muitos candidatos. O tamanho da resposta, ou seja, o fato de ser pequena ou grande não é o mais importante; o fundamental é que ela seja adequada ao que está sendo perguntado. Por isso, leia com muita atenção e identifique o tema da pergunta e responda conforme o que está sendo pedido. Não fuja do tema, nem tente enrolar o corretor!  

Seja direto e procure redigir um texto com começo, meio e fim, atentando àquilo que é pedido. Algumas questões pedem, por exemplo, para que o candidato explique ou analise algo. Fique esperto para não se confundir!  

E acompanhe as dicas de conteúdos mais cobrados em Física na segunda fase da Fuvest neste vídeo do Descomplica:  

  

Abaixo, as dicas para Geografia do Stoodi: 




Comentários

Confira também