Publicidade

noticias

Cursos presenciais destacam-se em índice de qualidade do MEC

Resultado do CPC aponta que porcentagem de cursos presenciais com conceitos mais altos é maior do que o de cursos a distância

| Da Redação -

Os cursos presenciais são mais bem avaliados do que os cursos a distância, segundo os indicadores de qualidade da educação superior divulgados nesta terça-feira (18/12) pelo Ministério da Educação (MEC). Também foi divulgado o ìndice Geral de Cursos (IGC), que avalia instituições de ensino. 

Quem se interessar, pode consultar o CPC de um curso ou o IGC de uma instituição no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao MEC e responsável pelas avaliações.  

De acordo com o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), nenhum bacharelado e curso tecnológico avaliado obtiveram o conceito máximo (5). Entre as licenciaturas a distância 0,5% atingiu o conceito 5.  

Já entre os cursos presenciais, conseguiram o conceito 5: 2,3% dos bacharelados, 2,5% doas licenciaturas e 2% dos cursos tecnológicos.  

O CPC é um indicador utilizado pelo MEC para medir a qualidade de cursos de graduação, que varia de 0 a 5. Ele é considera os seguintes critérios: anota dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento do estudante, medido pelo Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD); o perfil do corpo docente (regime de trabalho e titulação) e a percepção dos alunos sobre o processo formativo, expresso no questionário socioeconômico do Enade.  

Este ano, o MEC está divulgando os resultados para os cursos avaliado por meio do Enade em 2017. Entre eles estão: Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Filosofia, Letras, Música e Pedagogia. A lista completa pode ser consultada do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela avaliação. Ao todo, foram avaliados 10.210 cursos de todo o país.   

Considerando o conceito 4, o número de cursos presenciais mais bem avaliados é maior do que a distância. Entre os bacharelados, 37,1% ficaram com conceito 4 contra 18,9% dos cursos a distância. Nas licenciaturas, há mais equilíbrio entre os cursos a distância e os presenciais, mas estes predominam: 31% e 36,8%, respectivamente. No conjunto de cursos tecnológicos a distância, também há equilíbrio entre as duas modalidades, com leve predomínio dos presenciais: 30,4% (a distância) e 31,6% (presencial).   

Qualidade das instituições
O indicador que mede a qualidade das instituições é o índice Geral de Cursos (IGC). Ele leva em conta a média do CPC nos últimos três anos dos cursos avaliados e ofertados pela instituição, a média dos conceitos dos programas de pós-graduação e a distribuição dos estudantes na graduação e pós-graduação. 

Segundo o IGC, as universidades predominam nos conceitos mais elevados (4 e 5): 43,1% das universidades tiveram conceito 4 e 7,2%, conceito 5. A maior parte das universidades avaliadas ficou com conceito 3 (49,7%). Nenhuma tiveram conceitos 1 e 2, os mais baixos da escala.  

A maioria dos centros universitários obteve conceito 3 (67,3%) e 30,8% receberam conceito 4. Nenhum obteve 5 e 1, mas 1,9% deles ficou com 2.  

Entre os institutos federais e Cefets, a grande maioria dessas instituições ficou com 3 (62,5%) e 37,5% ficaram com 4. Nenhum obteve 1, 2 e 5.  

Já entre as faculdades, 0,6% ficou com conceito 1 e 16,3% com conceito 2. A maior parte das faculdades ficou com 3 (67,8%), 14% ficaram com 4 e 1,2% com 5.  



Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade