Noticias

Segunda fase da Unesp 2019 começa com abstenção de 10,2%

Confira a resolução em vídeo e texto da prova do primeiro dia de prova; segundo dia de exame terá prova de linguagens e redação

| Da Redação

Preparado para o segundo dia de prova do vestibular Unesp 2019? Hoje serão realizadas as provas de linguagens e a redação. Os candidatos terão de responder a 12 questões dissertativas de Linguagens (língua portuguesa e literatura, inglês, educação física e artes) e escrever uma redação.  

Serão quatro horas e meia de prova, das 14h às 18h30. É recomendável chegar com uma hora de antecedência ao local de exame para evitar atropelos.  

Primeiro dia  

Dos 50.499 candidatos aprovados para segunda fase, 5.129 não compareceram ao primeiro dia de prova o que resulta numa taxa de abstenção de 10,2%. 

A Unesp reserva 7.365 vagas no vestibular, sendo 3.667 por ampla concorrência, e 3.698 por sistema de reserva de vagas para alunos de escola pública. As vagas são oferecidas em 173 cursos de graduação em 23 cidades do estado de São Paulo onde há unidades da Unesp.  

No primeiro dia de exame, foram 24 questões dissertativas, sendo 12 de ciências humanas e 12 de ciências da natureza. Confira aqui a resolução da prova, feita pelos professores o Elite Pré-Vestibular Campinas.  

A prova do primeiro dia cobrou dos candidatos o conhecimento de temas clássicos do ensino médio. Em história, algumas questões utilizaram a música "Mulheres de Atenas", de Chico Buarque, para abordar a condição da mulher na Grécia Antiga, e a pintura "Tiradentes esquartejado", de Pedro Américo, numa questão sobre as condições socioeconômicas da República Velha.  

O AI-5, instituído em 1968 pelo general Costa e Silva, então presidente da República, e que ficou conhecido por marcar o endurecimento doa ditadura militar (1964-984), foi tema de outra questão, baseada num texto de Henfil.  

Em geografia, o destaque foi a questão sobre a fusão da Bayer e da Monsanto e seu impacto sobre a produção de pesticidas e sementes no mundo.  

As questões de filosofia e sociologia cobraram dos alunos conceitos de racionalismo e teoria do conhecimento ou seja, a capacidade de diferenciar diferentes tipos de discurso.  

A prova de matemática, apresentou enunciados claros e diretos, o que favorece o estudante. Já a prova de física foi bastante diversificada, abordando diferentes áreas da física trabalhadas no ensino médio.  

No vídeo a seguir, confira a resolução do Kuadro:  



E, a seguir, a resolução da prova, feita pela Oficina do Estudante: