Noticias

Fique por dentro das mudanças do Sisu 2019

Segundo edital divulgado pelo MEC, candidatos aprovados em primeira ou segunda opção não podem mais participar da lista de espera

| Da Redação

Você está por dentro das mudanças do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019? O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital da próxima edição do Sisu que será em janeiro. 

A principal mudança são as opções. Como nos anos anteriores, os candidatos podem escolher duas opções de curso, mas a partir de 2019, para participar da lista de espera, o candidato só pode entrar na lista de espera de um dos cursos que escolheu. 

Ou seja, o aluno pode entrar na lista de espera do curso que escolheu como primeira ou segunda opção (item 6.1 do edital). 

Mas o candidato selecionado em uma das duas opções, não poderá participar da lista de espera mesmo que não tenha feito a matrícula (item 6.3 do edital). 

Até 2018, o aluno podia se matricular na segunda opção e entrar na lista de espera da primeira opção. Agora mudou! Se o candidato foi chamado na segunda opção, não poderá mais entrar em lista de espera.  

Calendário  

O sistema será permanecerá aberto para inscrições de 22 a 25 de janeiro alguns dias depois da divulgação do resultado individual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 28 de janeiro. Nesse período, os candidatos podem se inscrever e escolher os cursos a que querem concorrer.  

O resultado será divulgado em 28 de janeiro.  

De 29 de janeiro a 4 de fevereiro, os candidatos podem se inscrever na lista de espera em uma das duas opções escolhidas.  

Tire todas as suas dúvidas nos vídeos do professor Guilherme Vargas, do canal Química em Foco. No primeiro vídeo, ele detalha as mudanças:

 

No vídeo a seguir, ele responde a dúvidas de vestibulandos, inclusive sobre nota de corte por causa das mu