Enem tem menor número de faltas desde 2009

Confira o gabarito extraoficial preparado pelo Elite Pré-Vestibular Campinas; tema da redação foi sobre manipulação do comportamento através da internet

    • Da Redação
    • /
    • Marta Avancini

"Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet". Este foi o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Para escrever, os estudantes tiveram como subsídio quatro textos motivadores, dos quais três são trechos de reportagem e o quarto, um gráfico com dados. 

A prova foi realizada neste domingo (4/11), juntamente com o exame de linguagens (gramática, literatura e interpretação de texto) e de ciências humanas (história, geografia, atualidades, filosofia e sociologia).    Confira o gabarito extraoficial preparado pelos professores do Elite Pré-Vestibular Campinas.



Segundo balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame), 1.374.430 participantes de um total de 5.513.749 inscritos não compareceram para fazer a prova o que representa uma taxa de abstenção de 24,9%, a menor desde 2009.  

No próximo domingo (11/11), haverá o segundo dia de provas, com exames de ciências da natureza e matemática. Os candidatos terão cinco horas para a resolução de 90 questões, 30 minutos a mais que no ano passado.  

O Inep também informou que não houve ocorrências graves durante o exame. Foram registrados 87 casos de interrupção de energia elétrica, mas em apenas dois locais de prova a aplicação precisou ser interrompida - em Porto Nacional (TO) e Franca (SP), locais onde os participantes terão direito à reaplicação do primeiro dia, em 11 de dezembro, e deverão comparecer às provas do próximo domingo normalmente.  

Ao todo, 71 participantes foram eliminados (67 por descumprimento de regras gerais do edital, dois por problemas após revista no detector de metal e dois por uso de ponto eletrônico).



Comentários

Confira também