Enem: playlist reúne 32 filmes sobre temas cotados para a redação

Lista "Para se dar bem no Enem" está disponível em plataforma digital gratuita com produções cinematográficas que buscam impacto e transformação social

    • Da Redação
    • /
    • Marta Avancini

1920x1080


Faltam apenas três dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. A primeira prova será no domingo (4/11) e a segunda, no domingo seguinte (11/11). Ainda dá tempo de rever alguns conteúdos, mas não entre em desespero! O melhor repassar aqueles conceitos fundamentais e aproveitar para repassar alguns temas possíveis da redação. 

Uma maneira inteligente de se preparar para a redação do Enem é assistindo filmes. Por isso, o Videocamp, uma plataforma que reúne produções de cinema que buscam impacto e transformação social preparou a playlist "Para se dar bem no Enem", com 32 filmes e documentários sobre temas da atualidade.  Abaixo, confira o resumo de alguns dos filmes da playlist.

- Tupinambá - O Retorno da Terra: Reunindo depoimentos e imagens de arquivo, o documentário focaliza a luta dos Tupinambás da Serra do Padeiro (sul da Bahia, Brasil) pela recuperação de sua terra.

- Ep. 1 - Corações e Mentes I O Universo Dos Outros: Um mundo de sujeitos transformadores pressupõe que a empatia seja o princípio mediador de todas as nossas relações. E é na escola que começamos a aprender como usar essa ferramenta.
 

Cena do documentário "Pro Dia Nascer Feliz"
 

- Pro Dia Nascer Feliz: Em três estados brasileiros, em classes sociais distintas, adolescentes falam da vida na escola, seus projetos e inquietações numa fase crucial de sua formação. Professores também expõem seu cotidiano profissional, mostrando um quadro complexo das desigualdades e da violência no país a partir da realidade escolar.

- Menino 23 - Infâncias Perdidas no Brasil: A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar, e a descoberta de um fato assustador que aconteceu durante os anos 1930.

- Sertão Resistente: O longa narra a história de três mulheres peculiares que combatem o machismo.

- Sob a Pata do Boi: A Amazônia tem hoje 85 milhões de cabeças de gado, três para cada habitante humano. Na década de 1970, quase não havia bois e a floresta estava intacta. Essa mudança foi incentivada pelo governo, que motivou a chegada de milhares de fazendeiros de outras partes do país.

- Vestidas de Noiva: Um Documentário Sobre o Casamento Homoafetivo no Brasil: O documentário traça o histórico do casamento homoafetivo no Brasil, enquanto acompanha o processo de casamento de duas mulheres.

- Meu Corpo é Político: O documentário aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem na periferia de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas.
 

Cena do documentário "Parece Comigo"

- Casamento Infantil: O Brasil é o quarto maior país do mundo em números absolutos de casamentos infantis. O documentário explora o impacto dessas realidades enquanto pesquisadores, cientistas sociais e legisladores, entre outros, discutem o impacto desses números no país.

- Parece Comigo: O documentário explora o problema da falta de bonecas negras no mercado brasileiro e mostra o trabalho das bonequeiras que tentam mudar esse cenário.



Comentários

Confira também