Inep divulga cartão de confirmação da inscrição do Enem 2018

Cartão contém diversas informações importantes, inclusive o local onde o candidato fará a prova;

    • Da Redação
    • /
    • Marta Avancini

A partir de segunda-feira (22/10), os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem consultar o local onde farão a prova. A informação estará disponível no site do exame a partir das 10h, onde os estudantes terão acesso ao cartão de confirmação da inscrição no Enem. 

O Enem 2018 será nos dias 4 e 11 de novembro em 1.725 municípios brasileiros. A expectativa é que 5,5 milhões de candidatos façam o Enem 2018.  

O cartão é um documento no qual são registradas todas as informações relacionadas à inscrição do candidato:  

- Número de inscrição  

- Datas e os horários do exame  

- Opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados  

- Recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados durante a inscrição e aprovados após análise dos laudos.  

Não é necessário apresentar o cartão de confirmação da Inscrição para ter acesso aos locais de prova, apenas levar documento oficial com foto e caneta esferográfica de tubo transparente.  


Como consultar  

A consulta ao Cartão de Confirmação da Inscrição pode ser feita pela Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem 2018, disponível para download na App Store e na Google Play.  

É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição.  

Para aqueles que esqueceram a senha, o Inep disponibiliza um passo a passo para recuperação. Todas as informações e links podem ser acessados pelo Site do Enem, no endereço enem.inep.gov.br.

Declaração de comparecimento  

Antes de acessar as informações, os participantes deverão ler um aviso sobre a Declaração de Comparecimento. O participante que precisar comprovar sua presença na prova deverá imprimir e levar a declaração personalizada, também disponível na Página do Participante.  

Haverá uma declaração para cada domingo de aplicação.  

O cartão de confirmação só será visualizado após o participante confirmar ter lido o aviso e estar ciente de que é o responsável por levar essa declaração, caso necessite.

Horário de verão  

O primeiro dia do Enem vai coincidir com o início do horário de verão. Por isso, o Inep alerta os participantes a se preparem para a mudança: para evitar atrasos, a recomendação é que todos, onde quer que estejam, convertam o horário local para o horário de Brasília. De acordo com o Horário de Brasília, os portões sempre abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa às 13h30.



Comentários

Confira também