Enem 2018: como surgiram o fascismo, nazismo e stalinismo?

Entenda as origens de três tipos de regimes totalitários que marcaram o século XX

    • Da Redação
    • /
    • Marta Avancini

Fascismo, autoritarismo e ditadura são alguns termos que estão circulando na mídia no contexto da campanha eleitoral para o segundo turno para a Presidência da República. Mas, afinal, de onde vêm esses termos? Para você ficar bem informado, selecionamos três vídeos que explicam alguns processos históricos que deram origem aos movimentos que receberam esses nomes. 

O primeiro vídeo, do canal Leitura ObrigaHISTÓRIA, fala sobre a ascensão de Mussolini na Itália, no contexto pós-Primeira Guerra Mundial, que começou sua carreira na ala esquerda do partido Socialista da Itália e acabou aliando-se progressivamente aos movimentos de direita. Acompanhe no vídeo, a interessante trajetória de Mussolini:  



Para entender os regimes autoritários, também é preciso conhecer, além do fascismo, o nazismo e o franquismo, três regimes totalitários que surgiram em resposta à Primeira Guerra Mundial, associados à formação de uma identidade nacional na Itália, Alemanha e Espanha. Confira no vídeo do canal Parabólica:  



O stalinismo foi um regime ditatorial, comandado por Josef Stalin, na antiga União Soviética. Stalin foi um dos maiores ditadores do século XX. Assista ao vídeo do canal Vestibular em Cena:  





Comentários

Confira também