Publicidade

noticias

Avanço da tecnologia impulsiona mercado na área de Farmácia

Diversidade de possibilidades de atuação profissional é fator que atrai a estudante Bruna de Moraes, aluna da USF

| Da Redação -

Testar substâncias usadas na composição de medicamentos, verificar a composição de remédios e cosméticos e checar normas sanitárias são algumas das oportunidades de atuação do profissional formado em Farmácia. Essa diversidade é justamente o que atraiu a estudante Bruna de Moraes, de 25 anos, que cursa a graduação em Farmácia na Universidade São Francisco.  

Ela conta que escolheu o curso por "afinidade". "Eu já havia feito o técnico na área e gostava bastante", diz. Atualmente, ela faz estágio numa farmácia de manipulação. "Gosto muito, pois é uma oportunidade de conhecer mais a área, somar aprendizagem e, assim, chegar mais preparada ao mercado de trabalho".   

A estudante Bruna Marques, que cursa Farmácia na USF

As possibilidades de inserção no mercado de trabalho são promissoras: segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) existem cerca de 97 mil farmácias e drogarias no Brasil, que possui o quarto maior mercado do mundo nessa área.  

Além disso, o desenvolvimento tecnológico pode aquecer o mercado de trabalho, por conta dos investimentos em medicamentos que utilizam nanotecnologia.  

Outra frente promissora é a de farmacêutico clínico, carreira bastante valorizada, principalmente após a aprovação da lei 13.021, de agosto de 2014, que exige a presença de um farmacêutico em farmácias. Entre as atribuições deste profissional está realizar consultas e avaliações farmacêuticas, além de verificar se a prescrição médica atende aos parâmetros técnicos e legais.  

O curso  

A graduação em Farmácia geralmente dura cinco anos. Por ser um curso da área da saúde, o aluno cursa disciplinas como anatomia, biologia e fisiologia. Além disso, boa parte das disciplinas envolve conhecimentos de química e física.  

Ao longo do curso, o aluno aprende a examinar e testar substâncias, a identificar reações no organismo, fazer análises clínicas e toxicológicas, entre outras coisas.  

Para se formar, é preciso fazer estágios e um trabalho de conclusão de curso.  

Consulte aqui as notas de corte médias para o curso de Farmácia no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e Programa Universidade para Todos (ProUni).


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade