Confira as dicas para escolher uma boa faculdade de medicina

Tradição e infraestrutura estão entre os pontos mais importantes para avaliar a qualidade de um curso na área de medicina

    • Da Redação
    • /
    • Marta Avancini

Nessa época do ano, várias faculdade e universidades de medicina estão com inscrições abertas para o vestibular. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), há aproximadamente 30 mil vagas de medicina (dados de 2017). Mesmo que o número pareça alto, os vestibulares são disputadíssimos e os estudantes não medem esforços para conquistar uma vaga. 

Nos últimos anos, foram abertos diversos cursos de medicina em várias partes do Brasil, sob o argumento de que faltam médicos, especialmente no interior e nas regiões mais pobres. No entanto, existe uma polêmica em torno da qualidade dos cursos e da formação ofertada, o que levou o Ministério da Educação (MEC) a suspender a abertura de novos cursos de Medicina em abril último.  

Ficam, então, algumas perguntas: como saber se um curso de medicina tem qualidade? Como escolher em meio a tantas opções? Confira então algumas dicas para escolher um bom curso.  

- Um bom curso de medicina não surge da noite para o dia. Busque informações sobre a história, a longevidade e a reputação da instituição escolhida antes de tomar uma decisão.  

- Num curso de medicina, a infraestrutura é fundamental para que o aluno possa desenvolver plenamente seu potencial. Um bom curso precisa oferecer clínicas, laboratórios e núcleos de pesquisa estruturados a fim de que o aluno consiga colocar em prática o que aprende na teoria.  

- Além de técnica, um bom médico é aquele que tem uma visão humanista. Desse modo, verifique se a instituição que você escolheu oferece atividades comunitárias e voltadas para a promoção do bem-estar coletivo. Essa vivência pode fazer muita diferença na vida profissional.  

- Como a instituição escolhida é vista no mercado de trabalho? A resposta a essa pergunta pode fazer muita diferença na hora de pleitear uma vaga de estágio, residência ou mesmo um posto de trabalho.  

Confira a seguir a lista de algumas instituições que estão com vagas abertas para o vestibular de medicina:

São Leopoldo Mandic (SP) 

PUC-Campinas (SP)  

Unitau (SP)  

Unimar (SP)  

Unisa (SP)  

Centro Universitário Campo Real (PR)



Comentários

Confira também