Crise dos refugiados é tema cotado para o Enem 2018

Videos selecionados pelo VB ajudam você a entender os aspectos mais importantes das ondas de migração que estão ocorrendo no Brasil e na Europa

    • Da Redação
    • /
    • Marta Avancini

No Virando Bixo, esta é a semana de Geografia e Atualidades. Os participantes do simulado vão responder a 30 questões sobre esses temas.  

O Virando Bixo é um projeto da EPTV para ajudar vestibulandos a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os processos seletivos das principais universidades. São duas fases, a primeira com provas semanais com questões de múltipla escolha de disciplinas que integram a grade curricular do ensino médio. Os estudantes com maior pontuação são aprovados para a segunda fase, uma prova presencial e uma redação.  

O primeiro colocado na categoria Vestibulando ganha um carro 0 Km e o primeiro colocado na categoria Treineiro ganha um intercâmbio no Canadá.  

As inscrições permanecem abertas durante a primeira fase. Para participar, é só se inscrever aqui.  

As provas das semanas anteriores permanecem disponíveis para serem respondidas diferença é que a pontuação por questão correta nestas provas passa a ser 8 pontos ao invés de 10. Mas isso não reduz, necessariamente, as chances de quem começa a responder ao simulado "no meio do caminho", pois as chances de concorrer ao carro e ao intercâmbio dependem do desempenho dos candidatos no fim do simulado.  

As notícias que ganham destaque e mobilizam a sociedade são sempre cotadas para virar tema de redação do Enem e dos vestibulares.  

Este ano, um dos assuntos cotado é a crise migratória. Esta semana, um dos destaques na mídia são os conflitos entre refugiados venezuelanos e os moradores de Pacaraima, em Rondônia, desencadeados por causa de um assalto e da agressão a um comerciante por refugiados. Veja aqui.  

A TV Cultura fez uma série de reportagens sobre a crise política e econômica na Venezuela, que está gerando uma onda de migração para o Brasil. Acompanhe o primeiro episódio da série e assista aos outros no YouTube:   



 

Neste vídeo, produzido pelo jornal O Globo, o jornalista Flavio Lino comenta a crise migratória que afeta a Europa. Ele explica a diferença entre refugiado e imigrante a traça um panorama de como a onda de refugiados sírios e suas consequências na Europa:  

 



A xenofobia e intolerância a imigrantes é o tema desta edição do programa Hora do Enem. Assista e entenda o que está em jogo:  





Comentários

Confira também