Publicidade

noticias

Beneficiários do Fies poderão renegociar contratos em atraso

Regras e condições para inadimplentes serão divulgados no segundo semestre; nesta terça (26) termina prazo de inscrição para vagas remanescentes

| Da Redação -

Estudantes que fizeram o Financiamento Estudantil (Fies) e estão inadimplentes poderão renegociar suas dívidas a partir do segundo semestre. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (25/6).
A renegociação é possível por causa de uma lei (n.º 13.682), publicada na semana passada.  

De acordo com o MEC, atualmente há 2,7 milhões de contratos do Fies em vigor e pelo menos 453 mil estudantes inadimplentes, totalizando um débito de R$ 10 bilhões. O número de inadimplentes pode ser maior, calcula o MEC, pois existem 827 mil contratos em fase de amortização.  

O Fies é o principal programa de financiamento estudantil do país. Em 2018, ele foi modificado e passou a ter três modalidades, detalhadas a seguir. 

Fies
Modalidade 1: alunos com renda per capita familiar de três salários mínimos. Juros zero.  

P-Fies
Modalidade 2: alunos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. Voltado para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Taxa de juros é de 3%, mais correção monetária.  

Modalidade 3: estudantes com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. Taxa de juros semelhante à praticada pelo mercado e definida conforme o caso.  

No primeiro semestre, foram oferecidas 80 mil vagas para o Fies (modalidade 1), das quais apenas 35.866 foram firmadas. Outras 16.351 estão em processo para vagas remanescentes.  

Já no P-Fies, de 75 mil contratos esperados, somente 800 foram assinados.  

Até terça-feira (26/6), é possível aplicar para vagas remanescentes do Fies 2108/primeiro semestre no site do programa. Confira, abaixo, quem ainda pode se inscrever (alunos matriculados no curso desejado e querem financiar os estudos).

1º/06 a 26/06
Período de inscrição para os candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e que se inscrevam para vaga remanescente em curso de IES em que estejam matriculados.  

02/06 a 26/06
Período de inscrição para os candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado e que se inscrevam para vaga remanescente em curso de IES em que estejam matriculados.  

03/06 a 26/06
Período de inscrição para os candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e que se inscrevam para vaga remanescente em curso de IES em que estejam matriculados.  

04/06 a 26/06
Período de inscrição para os candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham quitado financiamento estudantil anterior e que se inscrevam para vaga remanescente em curso de IES em que estejam matriculados.  

Mais informações no site do Fies.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade