Publicidade

noticias

Enem prioriza história e formação cultural do Brasil

Esta semana, participantes do Virando Bixo vão respondera 30 questões de história; confira nossa seleção de videoaulas

| Da Redação -

História é a disciplina da semana no Virando Bixo. Então, para ajudar quem está fazendo o simulado e quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares reunimos dicas de alguns dos melhores sites e canais de dicas de estudo.  

No Enem, cai muito mais história do Brasil do que história geral. Segundo levantamento do canal Raio-X do Enem baseado nas provas desde 2009, 58% das questões de história são sobre história do Brasil. E entre os diversos temas e fases da história do Brasil, o que mais cai é o período pré-colonial e colonial.  

Então, a dica é decorar os capítulos das apostilas sobre Brasil colônia, certo? Memorizar todas as datas e definições? Não, não é esse o caminho, porque a prova do Enem é valoriza a capacidade de análise e de crítica dos candidatos. Por isso, não adianta saber o que foram as capitanias hereditárias, é preciso ser capaz de explicar o que elas significaram para a formação política e econômica do Brasil.  

As questões culturais, relacionadas à formação do Brasil também são bastante cobradas no Enem. É importante, portanto, entender as características das matrizes culturais que formaram o povo brasileiro indígena, negra e europeia.
Veja mais no vídeo a seguir, elaborado pelo canal Pró-Enem:  

 

Embora predomine a história do Brasil, a história geral não pode ser deixada de lado. Entre os temas que mais caem estão a Revolução Industrial e o contexto da Segunda Guerra Mundial. Como o Enem é bastante focado na relação entre passado e presente lembrando que é uma prova que valoriza a capacidade de análise do aluno , é possível no exame de 2018 caiam questões relacionadas ao nazismo e fascismos. Em várias partes do mundo estão acontecendo processos de ascensão desses movimentos, como na Polônia e, até, nos Estados Unidos.  

No vídeo a seguir, os professores do Pró-Enem falam mais sobre este e outros assuntos:  

 


Um canal legal para quem quer ficar por dentro da disciplina, é o Se liga nessa história, organizado pelo professor Walter Solla e pelo produtor Ary Neto, formados pela Universidade de São Paulo (USP). Baseando-se nas provas do Enem, eles destacam alguns conteúdos, como a ditatura militar no Brasil e a República Velha. Confira o canal, clicando aqui.
 



Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade