Noticias

Internet das Coisas é tema de evento na Unisal Campinas

Palestrantes vão falar sobre cibersegurança e ciberdefesa; evento é aberto e gratuito

| Virando Bixo

Nesta terça-feira (2) será realizado o primeiro Cyber Meeting UNISAL, evento promovido pelo curso de pós-graduação em Cibersegurança do Unisal Campinas, destinado à atualização de informações em cibersegurança e ciberdefesa, para profissionais e acadêmicos de qualquer área.

Durante o evento, entre 19h30 e 22h, cinco especialistas do setor mostrarão como estão sendo invadidas câmeras e gravadores de vídeo, celulares e até aparelhos de TV. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Poucos temas em segurança da informação podem ser tão preocupantes quanto a Internet das Coisas: todas as estimativas da indústria de TI projetam quantidades de dispositivos na casa dos bilhões (de 20 a 200, dependendo do estudo), a maioria deles sujeita a invasões e ataques de hackers. Isso estabelece riscos de leves a gravíssimos para a indústria, comércio, serviços, infraestrutura crítica e todas as demais áreas de TI. São riscos notáveis em cibersegurança e também em ciberdefesa. Que riscos são esses? Como o cidadão comum pode ser afetado? Como cada um desses setores pode ser afetado? Quais podem ser as consequências? Essas são as perguntas que abrem o Cyber Meeting Unisal.

Inscrições podem ser feitas aqui.

Programação

19h30 -     Update do tema (Paulo Brito / Unisal)

19h40Ameaças imediatas (Nivaldo Marcusso / Unisal)

20h10  -   Ameaças invisíveis (Roberto Gallo, Kryptus)

20h45   -  Ameaças domésticas (IBM)

21h20   -  Internet das Coisas (Cláudio Bannwart, Check Point)

22h00  -   Encerramento

 

Palestrantes

Nivaldo Marcusso - Professor e Consultor em Estratégia, Processos, Inovação e Tecnologia da Informação, com mais de 30 anos de experiência em empresas e instituições de ensino, como CIO e Professor. Mestre em Tecnologia Educacional, MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA/USP, Pós-MBA em Gestão avançada pela FIA / USP e especialização em Gestão de Negócios e TI pelas Universidades de Stanford, MIT, Harvard, Wharton e Kellogg. Coordenador de Pós-Graduaçãod o UNISAL em Campinas.

Paulo Brito - Professor de Tecnologia da Informação em cursosde Pós-Graduação do UNISAL, economista, mestre em Ciências da Comunicação (PUC-SP), jornalista com 30+ anos de experiência em TI, experiência como docente da PUC-SP (Futurologia e projetos de produção de conteúdo digital), gestão e consultoria de TI em organizações de grande porte.

Roberto Gallo - Com mais de 18 anos de experiência em segurança e defesa cibernética, Roberto Gallo possui atualmente atua simultaneamente na indústria, na academia e institucionalmente com o Estado brasileiro. Cientista Chefe e Diretor Executivo na KRYPTUS Segurança da Informação, concebeu e atuou em dezenas de projetos de segurança e defesa cibernética, incluindo aquelas do Exército Brasileiro, Força Aérea, Agência Brasileira de Inteligência, SERPRO e ITI, dentre outros. Gallo atua desde 1999 na segurança de sistemas ciber-fisicos, possuindo mestrado em arquiteturas seguras e doutorado na concepção, desenvolvimento, integração e avaliação de sistemas seguros, ambos pela Universidade Estadual de Campinas.

Cláudio Bannwart - Formado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-graduado em Gestão de Vendas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com especialização em vendas nos EUA e França. O executivo atua há mais de 20 anos no mercado de Tecnologia da Informação. Bannwart ingressou na Check Point em janeiro de 2013, trazendo sua experiência na área de segurança e desenvolvimento de novos negócios. Em sua trajetória profissional, atuou em outras empresas na área da Segurança da informação, indústrias e no mercado financeiro.