Noticias

Fisioterapeuta atua na prevenção e reabilitação das funções do corpo

Campo de atuação é amplo e diversificado; curso tem, em média, 5 anos de duração

| ViaEPTV

O fisioterapeuta é um profissional da saúde que atua tanto na prevenção quanto na cura ou na reabilitação física de pessoas de todas as idades, com o objetivo de preservar órgãos, sistemas e funções do corpo. 

Assim, seu campo de atuação é bastante amplo e diversificado, abrangendo diversas áreas: ortopedia, neurologia, dermatologia, cardiologia e pneumologia são alguns exemplos. 
Mas ele também pode atuar em pode em áreas como a fisioterapia esportiva ou no ambiente de trabalho – nesses casos, visando à prevenção e à melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Seu trabalho envolve desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional até a escolha e a execução dos procedimentos mais adequados para cada um e cada situação. São vários os tipos de procedimentos e condutas adotados por um fisioterapeuta: orientações sobre os exercícios, aplicação de massagens, realizar tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos.
Sua atuação é fundamental em casos extremos, como na recuperação de pessoas que sofreram acidentes, pessoas com alterações neurológicas (inclusive os de origem genética), cardiológicas ou respiratórias e, especialmente, com pessoas com deficiência intelectual, mental ou física.
Os profissionais podem atuar tanto em clínicas e consultórios particulares, no sistema público de saúde e em hospitais. Para exercer a profissão é preciso ter registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
O curso é ofertado em diversas universidades públicas e privadas e tem duração média de cinco anos. O estágio é obrigatório.
Saiba mais sobre o curso de Fisioterapia e a profissão: