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Abstenção vai a 7% no primeiro dia da segunda fase da Fuvest

Candidatos fizeram a prova de Português e uma Redação sobre "As várias faces do riso"; exame continua nesta segunda (17/1)

| Da Redação -

Nesta segunda, os candidatos a uma vaga na USP em 2022 fazem as provas de conhecimento específico
 

 O primeiro dia de provas da segunda fase do Vestibular Fuvest 2022, realizada neste domingo (16/1), terminou  om 7% de abstenção. Cerca de 30 mil estudantes foram convocados para esta etapa. e 2,1 mil faltaram.  O vestibular da Fuvest seleciona ingressantes para a Universidade de São Paulo (USP).

 
Os candidatos fizeram a prova de português e a redação, que teve como tema "As diferentes faces do riso". Eles tiveram que fazer a análise de diferentes tipos de texto sobre temáticas relevantes e atuais, como questões socioambientais e culturais, além demonstrar o conhecimento das obras literárias que compõem a lista de leituras obrigatórias.
   

Para a redação, os estudante contaram com cinco textos de apoio, a fim de explorar os aspectos distintos do riso, que podem ser entendidos como característica universal do ser humano, crítica política, enquadramento social e, inclusive, como forma de resistência, dentre outras possíveis abordagens que sejam pertinentes ao tema.
 

A prova, na íntegra, está disponível no site da Fuvest

 
Nesta segunda, 17/1, será realizada a prova de conhecimentos específicos, com 12 questões dissertativas, que variam dependendo da área de conhecimento do curso escolhido pelo candidato. As orientações são as mesmas que as do primeiro dia de prova e podem ser conferidas aqui

 
Para Pedro Oscar Lorencini Junior, coordenador do Poliedro Curso de São Paulo, de maneira geral, a prova seguiu o mesmo padrão de perguntas, eixos temáticos de anos anteriores, mas os textos foram mais complexos. Ele chamou a atenção para outra diferença neste ano: "Houve um predomínio de questões que exigiram capacidade de interpretação dos candidatos, mas também havia algumas questões de gramática pura, que exigiam conhecimento teórico", analisa. 

 
Já a redação seguiu o padrão da Fuvest que sempre pede que os estudantes escrevam uma dissertação argumentativa usando os textos de apoio. "O aluno tem de defender uma tese ao longo dos parágrafos de argumentação. Os textos motivadores precisam ser todos contemplados e é preciso criar um fio condutor entre os textos", explica Fernanda Zara, professora de Redação do Poliedro Colégio.  

 
No caso da redação deste ano, sobre o riso, os estudantes tiveram que usar os textos para analisar os interesses por trás de algo que faz rir, do humor, quais são as ideologias que atravessam as anedotas, a quais interesses essas manifestações servem e como isso é importante para compreender a sociedade. "A Fuvest tem um viés sociológico bem marcado, com propostas que permitem analisar a sociedade. Este ano, a lupa usada foi a do humor", conclui Fernanda.


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