Intercâmbio

Você sabe qual é o perfil ideal do estudante de Medicina?

Disciplina, paciência e gostar de estudar sozinho são algumas das características que podem ajudar quem quer fazer o curso

| Da Redação

Medicina é o curso dos sonhos de muitos vestibulandos. Mas qual será o perfil necessário para fazer o curso? Existe alguma característica que favoreça o estudante de Medicina?

Se você tem vontade de cursar medicina ou já tem certeza de que esse é o "seu curso", confira o check list sobre as características que podem ajudar o aluno de Medicina na faculdade, preparado pelo Virando Bixo.  

 

Estudantes de Medicina durante atividade


Você gosta de ciências e assuntos da área da saúde? Tem o costume de estudar sozinho?
Se a resposta é sim, essas características podem fazer muita diferença na gradução. As aulas são fundamentais, mas boa parte do aprendizado vem da pesquisa e da leitura de artigos por conta do estudante.

Você é uma pessoa determinada e paciente?
É muito comum o estudante de Medicina ficar em dúvida se fez a menlhor escolha nos primeiros períodos do curso. O ritmo dos professores, os métodos de ensino e o volume de leitura são alguns dos motivos que fazem os estudantes ficarem inseguros quanto à escolha. Por isso, é importante não desanimar e manter o foco, pois após um tempo a adaptação ocorre.

O que é mais importante para você: estudar ou a vida social?
Com a carga de leitura e de atividades, é muito dificil equilibrar os estudos e uma vida social agitada. Pense: qual a capacidade de concentração e assimilação de uma pessoa que virou a noite na balada? Dá para assistir aula nessas condições? É importante, então, ter clareza de suas prioridades e sustentá-las.

Você se interessa pelas pessoas e pelo bem-estar delas?
O dia a dia de um médico e dinâmico e estressante. Além disso, o tempo todo ele lida com pessoas diferentes, com necessidades e comportamentos variados. Você se sente preparado para isso? Para viver dessa forma, mantendo o equilíbrio emocional?
 

Nos vídeos a seguir dois estudantes contam como é a vida de um estudante de Medicina. Débora Miranda é aluna da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e conta tudo sobre o primeiro período do curso.  



 

Edgar Paulo dos Santos é aluno da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e conta como é a sua rotina:   



 
(Fonte: Blog do Jaleko)