Especial Publicitário

Ainda na dúvida do curso que vai prestar este ano?

Especialista em neurociência explica como o autoconhecimento é determinante para uma escolha mais assertiva

Unitá Faculdade

Unità Faculdade: inscrições do Processo Seletivo 2020 vão até 11 de novembro
A escolha profissional é um período delicado na vida dos jovens, que traz ansiedade e, em muitos casos, uma pressão a mais para àqueles que estão em cima do muro e nem se quer têm opções para decidir. Segundo Alexandre Rezende, especialista em neurociência e professor da Unità Faculdade, nem sempre fica claro dentro de cada um, principalmente na adolescência, que é uma fase de construção de personalidade, o que traz felicidade e o que causa dor.  

 

"Buscar o autoconhecimento ajuda muito a descobrir essa diferença. Saber escolher o curso/faculdade, ou seja, a profissão, requer um olhar para si, pois na verdade buscamos uma profissão que nos motive. Eu sempre digo aos meus alunos: Escolha a profissão que, mesmo tendo dormido pouco ou mal uma noite, você levante e diga: Estou fazendo o que amo fazer, mesmo cansado. A profissão escolhida deve ser a motivação diária para continuarmos nosso crescimento", comenta.   


Alexandre Rezende, especialista em neurolinguística.
 

Mas como se autoconhecer? Acompanhe dicas práticas que o especialista compartilha:

- Questione-se sempre: o que lhe faz bem, do que você gosta, quais são os seus desejos, o que você precisa melhorar. Estar atento ao que acontece com você e as situações que te influenciam é sempre importante. Outro ponto é aprender a dizer não. Saber dizer um "não" para o outro/situações pode ser um grande "sim" para quem você é de verdade.
 


- Saia da zona de conforto: explore novas coisas e experiências. Essa é uma forma muito eficaz de aprender o que você gosta ou não e ainda como lidar com mudanças de todos os tipos. "Não podemos esquecer também que é necessário ter saúde física e psicológica. Trabalhe sempre o cuidado com o corpo e da mente. Atividade física e meditação sempre são importantes nesse ponto. Caso não esteja conseguindo seguir uma rotina é, procure ajuda de um profissional capacitado (educador físico e psicoterapeuta)", explica o especialista.
 


- Escreva: sempre que tiver uma ideia, um novo pensamento ou um questionamento, escreva. Escrever exercita a criatividade e organiza o pensamento. Além disso, ajuda a conectar-se com o subconsciente, trazendo à tona respostas que estavam escondidas ou esquecidas. Ter um diário, um aplicativo de anotações ou mesmo um blog na internet ajudam muito.
 


- Seja grato: ver o lado bom das coisas mesmo com dificuldades é uma forma eficiente para o desenvolvimento como pessoa e futuro profissional. Um exercício interessante é escrever todos os dias três coisas a qual você é grato, mesmo sendo coisas simples.
 


- Aproxime-se da sua família e amigos: ninguém melhor do que a família e amigos próximos para dar todo o suporte e feedbacks importantes nessa fase. Contudo, é importante lembrar que isso vale para famílias estruturadas e amigos verdadeiros. Muitas vezes, pessoas de fora podem ver pontos que nós não vemos em nós mesmos. "O autoconhecimento é fundamental no alcance do equilíbrio. Conhecer a própria personalidade, o que te motiva e o que te desanima, ajuda a lidar com todos os aspectos da vida e na evolução pessoal. Muitas vezes, por falta do autoconhecimento, as pessoas se tornam desmotivadas, se mantêm em relações tóxicas e acabam realizando atividades que não gostam. Assim, o autoconhecimento auxilia em muito na tomada de decisões", finaliza Rezende.
 


Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2020 da Unità Faculdade

A Unità Faculdade está com inscrições abertas para o processo seletivo 2020 para os cursos de Direito, Administração, Relações Internacionais e Pedagogia. Com um modelo que rompe com os padrões convencionais de vestibulares presentes no Ensino Superior brasileiro, a faculdade adequa este formato ao perfil do jovem atual e ao mundo no qual está inserido. A Candidatura - processo seletivo da Unità Faculdade - é composta de três fases e vai, além de verificar o conhecimento do aluno, conhecer suas expectativas, projetos e vivências, com foco no desenvolvimento humano do candidato.
 

As inscrições vão até 11 de novembro e podem ser realizadas pelo site unitafaculdade.com.br/processoseletivo. Esta é a fase I, quando o aluno fará a inscrição no processo. A fase II é o momento do Ensaio dos Sentidos, quando o aluno mostrará conhecimento, repertório, opiniões e ideias, por meio de uma prova de redação. Os temas propostos serão atuais, emergentes e cosmopolitas, na área da graduação por ele escolhida. O Ensaio para Vida é a última fase, quando os candidatos selecionados farão uma entrevista pessoal com os professores. A Unità Faculdade fica à Av. Julio de Mesquita, 840 Cambuí.

Serviço:
Processo Seletivo 2020 Unità Faculdade

Informações e inscrições: unitafaculdade.com.br/processoseletivo
Endereço: Av. Julio de Mesquita, 840 - Cambuí - Campinas/SP
Inscrições: de 19 de agosto a 11 de novembro