
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) prorrogou o prazo de inscrições para o processo seletivo Vagas Olímpicas Unicamp 2026. Agora, os estudantes interessados terão até o dia 12 de janeiro, segunda-feira, para se inscrever inicialmente, o encerramento estava previsto para 8 de janeiro. A participação é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp).
Nesta edição, são disponibilizadas 133 vagas em 37 cursos de graduação, contemplando diferentes áreas do conhecimento. Entre as novidades do processo, está a inclusão do curso de Nutrição, em período integral, que passa a oferecer duas vagas por meio dessa modalidade de ingresso.
As vagas olímpicas são destinadas a estudantes de escolas públicas e privadas que se destacaram em olimpíadas e competições acadêmicas reconhecidas pela universidade. Podem se inscrever candidatos que tenham sido medalhistas ou obtido excelente desempenho em disputas realizadas nos anos de 2024 e 2025, desde que as competições estejam entre as 28 modalidades aceitas, conforme lista disponível no edital.
Entre as olimpíadas nacionais e internacionais reconhecidas estão a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), a OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física de Escola Pública), a ONAA (Olimpíada Nacional de Astronomia e Astronáutica), a OBB (Olimpíada Brasileira de Biologia), a ONHB (Olimpíada Nacional de História do Brasil), a International Chemistry Olympiad e a International Olympiad in Informatics. Nesta edição, duas novas competições passaram a ser aceitas: a OBC (Olimpíada Brasileira de Ciências) e as PE (Paralimpíadas Escolares).
No ato da inscrição, o candidato pode indicar até dois cursos, escolhendo uma primeira e uma segunda opção. As exigências de pontuação mínima variam de acordo com o curso pretendido e com a competição realizada, informações que estão detalhadas no edital. Também é obrigatório anexar documentos que comprovem a premiação ou participação nas olimpíadas, sendo permitido o envio de até dois comprovantes, um para cada opção de curso.
A classificação será feita com base na pontuação obtida nas competições, respeitando os critérios estabelecidos pela universidade. A convocação ocorre, inicialmente, considerando a primeira opção de curso indicada pelo candidato. Caso ainda haja vagas remanescentes, passam a ser chamados os inscritos que apontaram o curso como segunda opção. A Unicamp poderá realizar até cinco chamadas por curso, e as matrículas acontecerão de forma online, diretamente pelo site da Comvest.
A relação de candidatos habilitados será publicada em 16 de janeiro, enquanto a primeira chamada de aprovados está prevista para 23 de janeiro. As matrículas virtuais dessa chamada deverão ser realizadas nos dias 26 e 27 de janeiro de 2026.
Para mais informações, acesse o edital do processo seletivo.
LEIA TAMBÉM
Sisu 2026 terá recorde de vagas e passará a considerar as três últimas notas do Enem


















