
Os estudantes que desejam ingressar na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) por meio do processo de Vagas Olímpicas Unicamp 2026 precisam ficar atentos: as inscrições, gratuitas, seguem abertas até o dia 8 de janeiro, exclusivamente pela página da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp).
Nesta edição, o processo seletivo oferece 133 vagas em 37 opções de cursos de graduação. A principal novidade é a inclusão do curso de Nutrição, no período integral, que passa a contar com duas vagas disponíveis para ingresso por essa modalidade.
As vagas olímpicas da Unicamp são destinadas a estudantes de escolas públicas e privadas que tenham conquistado premiação ou desempenho de destaque em olimpíadas e competições de conhecimento do ensino médio. O processo é uma das formas alternativas de ingresso na universidade e segue critérios próprios de classificação, definidos em edital, que pode ser conferido neste link https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2026/vagas-olimpicas-2026.
Podem se inscrever candidatos premiados em competições realizadas nos anos de 2024 e 2025, desde que as modalidades estejam entre as 28 competições aceitas pela Unicamp, como a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), a OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física de Escola Pública), a ONAA (Olimpíada Nacional de Astronomia e Astronáutica), a OBB (Olimpíada Brasileira de Biologia) e a ONHB (Olimpíada Nacional de História do Brasil).
Também fazem parte da lista competições internacionais, como a International Chemistry Olympiad e a International Olympiad in Informatics. Nesta edição, duas novas modalidades passaram a ser aceitas: a OBC (Olimpíada Brasileira de Ciências) e as PE (Paralimpíadas Escolares).
Como fazer a inscrição
O candidato deve acessar o site https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2026/vagas-olimpicas-2026/. No momento da inscrição, pode escolher até dois cursos, indicando uma 1ª e uma 2ª opção. As pontuações mínimas exigidas variam de acordo com o curso e a competição escolhida, conforme previsto no edital.
Também é obrigatório anexar documentos comprobatórios da premiação ou participação nas olimpíadas ou competições de conhecimento. Cada candidato pode enviar até dois documentos, sendo um para cada opção de curso.
Como funciona a classificação dos candidatos
A classificação para as vagas olímpicas da Unicamp é feita com base na pontuação obtida na olimpíada ou competição de conhecimento, seguindo as regras do edital. Inicialmente, os candidatos são convocados de acordo com a pontuação na 1ª opção de curso. Caso ainda haja vagas disponíveis, são chamados os candidatos que indicaram o curso como 2ª opção.
A universidade poderá realizar até cinco chamadas por curso. As matrículas serão feitas de forma online, diretamente na página da Comvest.
Calendário das Vagas Olímpicas Unicamp 2026
Confira as principais datas do processo seletivo:
- Inscrições: até 8 de janeiro de 2026
- Deferimento das inscrições: 13 de janeiro de 2026
- Prazo para recurso: 13 e 14 de janeiro de 2026
- Relação de candidatos habilitados: 16 de janeiro de 2026
- Divulgação dos aprovados em 1ª chamada: 23 de janeiro de 2026
- Matrícula virtual da 1ª chamada: 26 e 27 de janeiro de 2026
LEIA MAIS
Principais vestibulares do País divulgam aprovados em janeiro; confira as datas


















