Carreiras

Será que os robôs vão roubar os empregos das pessoas?

Entenda como as transformações digitais estão afetando o mercado de trabalho e por que você precisa se manter atualizado

| Da Redação

 

Cada vez mais, as pessoas precisam estar preparadas para lidar com os efeitos da automação no mundo do trabalho

 

Quando você ouvir falar sobre FUTURO profissional, pode ter certeza que os avanços tecnológicos estão envolvidos nisso. As tecnologias têm trazido grandes mudanças e se você não é muito ligado nas tendências e transformações digitais que estão ocorrendo, é importante que você fique por dentro, pois em um piscar de olhos, a tecnologia vem com novidades impactando todas as áreas da vida, principalmente a profissional. 


Se você não quer ficar para trás no mercado de trabalho precisa se atualizar sobre esse assunto constantemente. Por isso, fique ligado neste conteúdo aqui!  


Algumas pessoas têm interesse em saber sobre as tendências das tecnologias e outras ficam aterrorizadas, principalmente quando veem notícias sobre como a tecnologia e a inteligência artificial irão roubar os nossos trabalhos. Será que isso chegará a acontecer? A resposta é sim! Embora, isso realmente seja assustador, é importante compreender melhor essa questão.  


Primeiramente, é importante despertar para a realidade atual, os avanços tecnológicos já estão acontecendo, já tivemos muitas transformações, e com isso muitas profissões já deixaram de existir, mas em contrapartida, novos empregos foram criados no mundo digital, como por exemplo, influenciador digital ou creators, Especialista em e-commerce, Social media e tantos outros.  


Cada vez mais as pessoas têm se interessado por trabalhos mais estratégicos, criativos, dinâmicos e menos repetitivos, então, consequentemente os robôs irão assumir esse tipo de trabalho mais mecânico. Muitas áreas já tiveram mudanças, como por exemplo os supermercados e lojas que adotaram os caixas eletrônicos, instituições bancárias mudaram os seus processos para o digital e fecharam grande parte das agências bancárias físicas.  


Então, é bem verdade que a automação cada vez mais irá transformar o mercado de trabalho e os profissionais precisam estar preparados para se adaptar a essa realidade.  


A inteligência artificial poderá sim automatizar o trabalho de muita gente, porém, com isso os profissionais terão a oportunidade de serem mais produtivos realizando tarefas que envolvem criatividade, pensamento estratégico e resolução de problemas, ou seja, habilidades que só humanos possuem e robô nenhum poderá superar.  


Por isso, é importante focar no desenvolvimento de competências para não ficar sem emprego e assim, aliar o melhor das habilidades humanas com a capacidade dos robôs.  


Descubra quais são as habilidades que você possui e quais precisa desenvolver, a Qcarreira pode te ajudar. Não fique para trás no mercado de trabalho!